Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30011
Título: | Campo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Scientific field, recognition and professional motivation in post-graduate programs in southern Brazil |
Autor(es): | Guerrini, Daniel |
Palavras-chave: | Ciência - Aspectos sociais Profissões - Aspectos sociológicos Pesquisadores Motivação no trabalho Universidades e faculdades - Pós-graduação Science - Social aspects Professions - Sociological aspects Research teams Employee motivation Universities and colleges - Graduate work |
Data do documento: | 2023 |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | GUERRINI, Daniel. Campo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasil. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 66, n. 1, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/jKYCdF9Y6hSBCyg5MzgLnBz/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2022. |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre profissão científica. A partir de um referencial que estabelece um diálogo entre a sociologia da ciência e a sociologia das profissões, investigam-se aspectos da produção do conhecimento científico tanto quanto aspectos institucionais e normativos que a sustentam. Especificamente, discutem-se as relações entre posições no campo científico, a percepção de pesquisadores sobre o reconhecimento da sua atividade e suas motivações profissionais. A depender da percepção de reconhecimento ou não da atividade nas diferentes posições ocupadas, pesquisadores tendem a aderir a concepções mais puras ou mais utilitárias da ciência. Para isso, analisaram-se 398 respostas a um questionário de pesquisadores credenciados em programas de pós-graduação de universidades localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Resultados apontam para um campo científico pouco reconhecido socialmente, com disposições orientadas a objetivos utilitários e uma maior racionalização do campo em torno de ideais docente e formativo. |
Abstract: | This article presents research results on the scientific profession. From a framework that establishes a dialogue between the sociology of science and of professions, it investigates aspects of scientific knowledge production, as well as institutional and normative aspects that support it. Specifically, we discuss the relationships between positions in the scientific field, the perception of researchers about the recognition of their activity and their professional motivations. Depending on the perception of recognition of the activity in different positions held by researchers, they tend to adhere to purer or more utilitarian conceptions of science. For this, we analyzed 398 answers to a questionnaire of accredited researchers in postgraduate programs located in the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Results point to a scientific field poorly recognized, with dispositions oriented towards utilitarian goals and a greater rationalization of the field around teaching and training ideals. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30011 |
ISSN: | 1678-4588 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
campocientificoprofissionalposgraduacao.pdf | 400,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons