Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Câmara, Dieyson | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T13:22:50Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T13:22:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-21 | - |
dc.identifier.citation | CÂMARA, Dieyson. Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000 | - |
dc.description.abstract | This research brings a monitoring experience with elementary school students in a rural school in the municipality of Capanema, state of Paraná, Brazil. We held meetings with students from two classes (6th grade and 9th grade) where students from the 9th grade helped 6th grade students to solve a list of activities related to basic mathematical operations involving natural numbers. The activities were elaborated following concepts of Ethnomathematics, defended by authors like D'Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite and Ferreira (2006). The main objective of this research was to investigate the contributions, positive or negative, that the monitoring activity can provide in relation to mathematics learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Education, Rural | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring in the field school: students helping students in mathematics learning | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz uma experiência de monitoria com alunos do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Capanema, estado do Paraná, Brasil. Realizamos encontros com alunos de duas turmas (6º ano e 9º ano) onde os alunos do 9º ano auxiliaram os alunos do 6º ano na resolução de uma lista de atividades referentes às operações matemáticas básicas envolvendo números naturais. As atividades foram elaboradas seguindo conceitos da Etnomatemática, defendida por autores como D’Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite e Ferreira (2006). O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as contribuições, positivas ou negativas, que a atividade de monitoria pode proporcionar em relação a aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4395479354862566 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rômel da Rosa da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rômel da Rosa da | - |
dc.contributor.referee2 | Bemm, Laerte | - |
dc.contributor.referee3 | Figueroa, Teodora Pinheiro | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Câmara, Dieyson_2017.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.