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Título: A permanência no ensino superior: trajetórias formativas de licenciandos em química cotistas-sociais da UTFPR - Campus Londrina
Título(s) alternativo(s): Permanence in higher education: trajectories of licensees in chemistry shareholders of UTFPR - Campus Londrina
Autor(es): Ofner, Julia Maria Miranda
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Ensino superior
Professores - Formação
Programas de ação afirmativa
Education, Higher
Teachers, Training of
Affirmative action programs
Data do documento: 28-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: OFNER, Julia Maria Miranda. A permanência no ensino superior: trajetórias formativas de licenciandos em química cotistas-sociais da UTFPR - Campus Londrina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A pesquisa aqui proposta teve por objetivo investigar as trajetórias formativas de licenciandos em Química da UTFPR-Campus Londrina, no que toca a singularidade de serem cotistas-sociais, em relação aos seus anseios por permanência no curso. Para tal, fizemos uso da pesquisa narrativa, buscando a escuta de história de vidas de dois licenciandos em Química da UTFPR-LD, cotistas socioeconômicos. Foram realizados encontros via Google Meet, audiogravados, transcritos e interpretadas pelo método de Análise de Conteúdo. Tal movimento buscou elaborar um substrato investigativo-discursivo que possibilitou discutir, constituir e emergir debates acerca das cotas socioeconômicas, políticas-ações afirmativas, dificuldades e anseios de permanência e formação de professores. As categorias i) Condições Socioeconômicas e ações afirmativas onde são apresentadas a relação entre as ações afirmativas, condições sociais, financeiras, familiares e a permanência no ensino superior; ii) Trajetória escolar na educação Básica, que apresentam unidades de registro que evidenciam os saberes adquiridos pelo percurso educacional inicial até a chegada na universidade ; e iii) A universidade e o curso, que mostram aspectos da trajetória na universidade, escolha, ingresso, acesso permanência, as percepções dos entrevistados em relação a permanência e interesse no curso e docência. Essas que emergiram da pesquisa, esboçam a nossa percepção da relação entre a permanência dos alunos no curso com as políticas de ações afirmativas implementadas pela Universidade, e como elas são essenciais para garantia da permanência desse grupo social na universidade. As influências do ensino básico público na autoestima, bem como fatores socioeconômicos, culturais, familiares, entre outros aspectos, permeiam a singularidade de cada aluno na continuidade do curso e nos seus anseios na formação de professores. Além disso, percebemos que as defasagens do ensino básico estão diretamente ligadas com as dificuldades de progredir durante a universidade, bem como as superações para continuar na universidade e concluir o curso interfere na escolha pela atuação na área da licenciatura. Esperamos que esse trabalho possa voltar os olhares para a reflexão das atuais políticas públicas como garantia efetiva da permanência dos alunos cotistas sociais da UTFPR-LD, na esperança de uma real democratização da universidade pública.
Abstract: The research proposed here aimed to investigate the formative trajectories of undergraduates in Chemistry at UTFPR-Campus Londrina, regarding the singularity of being social quota holders, in relation to their yearnings for permanence in the course. To this end, we made use of narrative research, seeking to listen to the life stories of two undergraduate students in Chemistry at UTFPR-LD, socioeconomic quota holders. Meetings were held via Google Meet, audio-recorded, transcribed and interpreted using the Content Analysis method. This movement sought to develop an investigative-discursive substrate that made it possible to discuss, constitute and emerge debates about socioeconomic quotas, affirmative action policies, difficulties and anxieties of permanence and teacher training. The categories i) Socioeconomic Conditions and Affirmative Actions where the relationship between affirmative actions, social, financial, family conditions and permanence in higher education are presented; ii) School trajectory in Basic Education, which present registration units that evidence the knowledge acquired through the initial educational path until arrival at the university; and iii) The university and the course, which show aspects of the trajectory at the university, choice, admission, access to permanence, the perceptions of respondents in relation to permanence and interest in the course and teaching. Those that emerged from the research, outline our perception of the relationship between the permanence of students in the course with the affirmative action policies implemented by the University, and how they are essential to guarantee the permanence of this social group at the university. The influences of public basic education on self-esteem, as well as socioeconomic, cultural, family factors, among other aspects, permeate the uniqueness of each student in the continuity of the course and in their aspirations in teacher training. In addition, we realize that the lags in basic education are directly linked to the difficulties of progressing during university, as well as the overcoming to continue at the university and complete the course interfere in the choice of acting in the area of the degree. We hope that this work can turn its gaze to the reflection of current public policies as an effective guarantee of the permanence of UTFPR-LD social quota students, in the hope of a real democratization of the public university.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29966
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