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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Victor Volochtchuk de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T13:58:21Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T13:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Victor Volochtchuk de. Circuito simulador de movimentação veicular com joystick. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29961 | - |
dc.description.abstract | This work presents a simplified system for the simulation of an electric vehicle using a joystick. The work was designed with the intention of providing a way for people with motor limitations to use autonomously a vehicle. For this project, communication with CAN bus was used in order to bring the experiment closer to the automotive world, since this type of communication is widely used in vehicles that are available to the population. For the realization of the project, 2 Arduino Leonardo boards were used due to the practicality of general assembly of the necessary circuit, the facility for programming the system, as well as the familiarity that the author has with the material. MCP2515 modules were used together, responsible for managing the CAN bus and sending / receiving messages through the bus and the L298N H-bridge module, responsible for driving the electric motor. As a sensor and actuators we have a joystick, which is responsible for sending the signals for movement and a SG90 servo motor, to simulate the steering system and an electric motor to simulate the motor itself. As a result, the author verified that the system worked as expected, causing the steering and engine activations through a joystick present on the other side of the CAN bus, in relation to the actuators. The author proposed as future actions a greater proximity of companies for possible industrial implementation, first in electric vehicles and after joining this technology and developing in combustion vehicles. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Arduino (Controlador programável) | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Arduino (Programmable controller) | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.title | Circuito simulador de movimentação veicular com joystick | pt_BR |
dc.title.alternative | Vehicle movement simulation circuit with joystick | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um sistema simplificado para a simulação de um veículo elétrico com o uso de um joystick. O trabalho foi elaborado pensando em disponibilizar uma forma para que pessoas que tenham limitações motoras possam usufruir autonomamente de um veículo. Para esse projeto foi utilizada a comunicação com barramento CAN com a finalidade de trazer o experimento para próximo do mundo automotivo, uma vez que este tipo de comunicação é amplamente utilizada em veículos que estão a disposição da população. Para a realização do projeto foram utilizados 2 placas Arduino Leonardo devido a praticidade de montagem geral do circuito necessário, a facilidade para a programação do sistema, bem como a familiaridade que o autor tem com o material. Em conjunto foram utilizados módulos MCP2515, responsáveis por gerenciar o barramento CAN e enviar/receber as mensagens através do barramento, e o módulo ponte H L298N, responsável pelo acionamento do motor elétrico. Como sensor e atuadores temos um joystick, que é o responsável por enviar os sinais para a movimentação, um servo motor SG90, para simular o sistema de direção e um motor elétrico para simular o motor propriamente dito. Como resultado o autor verificou que o sistema funcionou como esperado, fazendo com que o sistema de direção e de motor fossem acionados através de um joystick presente no outro lado do barramento CAN em relação aos atuadores. O autor propôs como ações futuras uma maior proximidade de empresas para possível implementação industrial, primeiramente em veículos elétricos e após, juntar essa tecnologia e desenvolver em veículos a combustão. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schneider, Guilherme Alceu | - |
dc.contributor.referee1 | Schneider, Guilherme Alceu | - |
dc.contributor.referee2 | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
dc.contributor.referee3 | Bertol, Omero Francisco | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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