Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2995
Título: | Propostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais |
Título(s) alternativo(s): | Proposals of classes in the basic education of some mathematical concepts aiming at their historical context and applications in the present day |
Autor(es): | Anjos Filho, Orencio Capestrano dos |
Orientador(es): | Hess, Patricia |
Palavras-chave: | Matemática - Frações Matemática - Estudo e ensino Equações Geometria Matemática Mathematics - Fractions Mathematics - Study and teaching Equations Geometry Mathematics |
Data do documento: | 18-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANJOS FILHO, Orencio Capestrano dos. Prospostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo responder algumas perguntas feitas por nossos alunos do ensino fundamental e médio, referente a alguns conceitos matemáticos. Para responder perguntas do tipo, de onde venho este conceito? E onde posso aplicá-lo no dia dia? Foram escolhidos os seguintes conteúdos a serem abordados neste trabalho: geometria, equação quadrática e frações. De forma resumida, será apresentado como alguns conceitos matemáticos surgiram a partir das necessidades dos povos antigos, citando alguns personagens históricos, que foram fundamentais para a evolução de algumas notações usadas para representar certos números. Além disso, será exibido algumas aplicações em que os conteúdos escolhidos podem ser usados nos dias atuais, bem como a importância da resolução de problemas como proposta de aprendizagem, tendo em vista a importância do mesmo dentro da matemática, seja para planejar, organizar, controlar ou analisar. |
Abstract: | This paper aims to answer some questions asked by our elementary and middle school students about some mathematical concepts. To answer such questions, where do I come from this concept? And where can I apply it on day day? The following contents were chosen to be approached in this work: geometry, quadratic equation and fractions. Briefly, it will be presented how some mathematical concepts emerged from the needs of the ancient peoples, citing some historical personages, who were fundamental for the evolution of some notations used to represent certain numbers. In addition, it will show some applications in which the chosen contents can be used in the present day, as well as the importance of solving problems as a learning proposal, considering the importance of the same within mathematics, be it to plan, organize, control or analyze. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2995 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Anjos Filho, Orencio Capestrano dos_2017.pdf | 8,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.