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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Marques, Wellington Kenidy | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T12:05:50Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T12:05:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Wellington Kenidy. Quality-of-service em arquiteturas eletrônicas veiculares baseadas em rede ethernet automotiva: um mapeamento sistemático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29954 | - |
dc.description.abstract | In-vehicle networking are constantly evolving. New types of networks and also new versions of existing networks are embedded, as well as new distributions of electronic units are proposed in vehicular electronic architectures with the development of new electronic systems and innovative demands for embedded applications in vehicles. Currently, the automotive network that enables a large number of applications is the só-called Automotive Ethernet. In order to guarantee the quality of service required by vehicular applications with Ethernet network, Quality-of-Service standards and methodologies are developed. This work presents the implementation of a systematic mapping in order to find updated information on new demands and needs required in vehicular networks as well as the approach or methodology applied to ensure the quality of services. The research method adopted was systematic mapping where 251 research papers were found through a defined search protocol. All works found were classified according to inclusion and exclusion criteria, then filtered by qualification criteria in the field of Computer Science and also filtered by false positives, which means, only articles with state-of-the-art in automotive applications were approved. The six articles resulting from the mapping were analyzed and discussed where it was possible to identify that a large part of the research is related to validation of middlewares and network traffic modeling mechanisms. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ethernet (Redes locais de computadores) | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Equipamento eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Controle eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Ethernet (Local area network system) | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Electronic equipment | pt_BR |
dc.subject | Electronic control | pt_BR |
dc.subject | Embedded computer systems | pt_BR |
dc.title | Quality-of-service em arquiteturas eletrônicas veiculares baseadas em rede ethernet automotiva: um mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality-of-service at vehicle electronic architectures based on automotive ethernet networking: a systematic mapping | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Redes de comunicação automotiva estão sempre em constante evolução. Com o desenvolvimento de novos sistemas eletrônicos e com inovadoras demandas de aplicações embarcadas em veículos, novos tipos de rede e também novas versões de redes já existentes são embarcadas, assim também, como novas distribuições das unidades eletrônicas são propostas em arquiteturas eletrônicas veiculares. Atualmente a rede automotiva que possibilita grande quantidade de aplicações é a chamada Ethernet Automotiva. Para garantir a qualidade do serviço requisitado por aplicações veiculares com rede Ethernet, desenvolvem-se padrões e metodologias de Quality-of-Service. Este trabalho apresenta a execução de um mapeamento sistemático com o objetivo de encontrar informações atualizadas de novas demandas e necessidades exigidas em redes veiculares assim como a abordagem ou metodologia aplicada para garantir a qualidade dos serviços. O método de pesquisa adotado foi o mapeamento sistemático onde 251 trabalhos de pesquisa foram encontrados através de um protocolo de busca definido. Todos os trabalhos encontrados foram classificados conforme critérios de inclusão e exclusão, em seguida filtrados por critério de qualificação na área de Ciência da Computação e ainda filtrados por falso positivo, isto é, apenas artigos com estado-da-arte em aplicações automotivas foram aprovados. Os seis artigos resultantes do mapeamento, foram analisados e discutidos onde foi possível identificar que grande parte das pesquisas são relacionadas a validação de middlewares e de mecanismos modeladores de tráfego de rede. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Max Mauro Dias | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Max Mauro Dias | - |
dc.contributor.referee2 | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
dc.contributor.referee3 | Bertol, Omero Francisco | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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