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dc.creatorMarques, Wellington Kenidy-
dc.date.accessioned2022-10-19T12:05:50Z-
dc.date.available2022-10-19T12:05:50Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationMARQUES, Wellington Kenidy. Quality-of-service em arquiteturas eletrônicas veiculares baseadas em rede ethernet automotiva: um mapeamento sistemático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29954-
dc.description.abstractIn-vehicle networking are constantly evolving. New types of networks and also new versions of existing networks are embedded, as well as new distributions of electronic units are proposed in vehicular electronic architectures with the development of new electronic systems and innovative demands for embedded applications in vehicles. Currently, the automotive network that enables a large number of applications is the só-called Automotive Ethernet. In order to guarantee the quality of service required by vehicular applications with Ethernet network, Quality-of-Service standards and methodologies are developed. This work presents the implementation of a systematic mapping in order to find updated information on new demands and needs required in vehicular networks as well as the approach or methodology applied to ensure the quality of services. The research method adopted was systematic mapping where 251 research papers were found through a defined search protocol. All works found were classified according to inclusion and exclusion criteria, then filtered by qualification criteria in the field of Computer Science and also filtered by false positives, which means, only articles with state-of-the-art in automotive applications were approved. The six articles resulting from the mapping were analyzed and discussed where it was possible to identify that a large part of the research is related to validation of middlewares and network traffic modeling mechanisms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEthernet (Redes locais de computadores)pt_BR
dc.subjectAutomóveis - Equipamento eletrônicopt_BR
dc.subjectControle eletrônicopt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectEthernet (Local area network system)pt_BR
dc.subjectAutomobiles - Electronic equipmentpt_BR
dc.subjectElectronic controlpt_BR
dc.subjectEmbedded computer systemspt_BR
dc.titleQuality-of-service em arquiteturas eletrônicas veiculares baseadas em rede ethernet automotiva: um mapeamento sistemáticopt_BR
dc.title.alternativeQuality-of-service at vehicle electronic architectures based on automotive ethernet networking: a systematic mappingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoRedes de comunicação automotiva estão sempre em constante evolução. Com o desenvolvimento de novos sistemas eletrônicos e com inovadoras demandas de aplicações embarcadas em veículos, novos tipos de rede e também novas versões de redes já existentes são embarcadas, assim também, como novas distribuições das unidades eletrônicas são propostas em arquiteturas eletrônicas veiculares. Atualmente a rede automotiva que possibilita grande quantidade de aplicações é a chamada Ethernet Automotiva. Para garantir a qualidade do serviço requisitado por aplicações veiculares com rede Ethernet, desenvolvem-se padrões e metodologias de Quality-of-Service. Este trabalho apresenta a execução de um mapeamento sistemático com o objetivo de encontrar informações atualizadas de novas demandas e necessidades exigidas em redes veiculares assim como a abordagem ou metodologia aplicada para garantir a qualidade dos serviços. O método de pesquisa adotado foi o mapeamento sistemático onde 251 trabalhos de pesquisa foram encontrados através de um protocolo de busca definido. Todos os trabalhos encontrados foram classificados conforme critérios de inclusão e exclusão, em seguida filtrados por critério de qualificação na área de Ciência da Computação e ainda filtrados por falso positivo, isto é, apenas artigos com estado-da-arte em aplicações automotivas foram aprovados. Os seis artigos resultantes do mapeamento, foram analisados e discutidos onde foi possível identificar que grande parte das pesquisas são relacionadas a validação de middlewares e de mecanismos modeladores de tráfego de rede.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.referee1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.referee2Nabas, Kleber Kendy Horikawa-
dc.contributor.referee3Bertol, Omero Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programSistemas Embarcados para a Indústria Automotivapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLEpt_BR
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