Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bermudez, Rodrigo Bagatin Veleda | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T16:07:17Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T16:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.citation | BERMUDEZ, Rodrigo Bagatin Veleda. Os desafios para implementação de veículos elétricos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29950 | - |
dc.description.abstract | Initially, vehicles were powered by steam, electricity or gasoline. Due to the development of the oil industries, internal combustion vehicles prevailed for nearly a century. This has become a global matter due to the impact on the environmental from the combustion engines exhaust gases, hence several the car manufacturers are increasing their investments on the production of electric vehicles. That depends on batteries efficient and powerful, capable to powered up the EV. One of the challenges is to assure the autonomy of EV to travel long distances. However Brazilian investments in this area are still too small either in terms of tax incentives or fomenting research in this area. Currently, most of the models must be imported and this is expensive. Finally, an environmental analysis is carried out on the impacts caused by two classes of vehicles, which means, internal combustion and batterypowered electric. Although the electric vehicles do not generate gases that contribute to global warming during their operation, they present some controversial issues such as lithium-ion batteries that still have low recycling or reuse rates; and issues such as extraction of raw materials that can be toxic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Baterias elétricas | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Electric motors | pt_BR |
dc.subject | Electric batteries | pt_BR |
dc.subject | Environmental impact statements | pt_BR |
dc.title | Os desafios para implementação de veículos elétricos no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges for the implementation of electric vehicles in Brazil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Inicialmente, os veículos eram movidos a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Em virtude do desenvolvimento das indústrias petrolíferas, os veículos de combustão interna prevaleceram por quase um século. No entanto, com a preocupação crescente sobre os impactos ambientais gerados pela queima de combustíveis fósseis, diversos fabricantes de automóveis estão investindo para produzir veículos elétricos a bateria eficientes, potentes, que tenham autonomia para percorrer grandes trajetos. Porém, o Brasil ainda faz pouco para fomentar essa classe de veículos, quanto a incentivos fiscais e pesquisas. Atualmente, a maioria dos modelos devem ser importados e os custos para tal são muito elevados. Por fim, é realizada uma análise ambiental sobre os impactos causados pelas duas classes de veículos, ou seja, a combustão interna e elétrico a bateria. Apesar de os veículos elétricos não gerarem gases que contribuem com o aquecimento global durante seu funcionamento, apresenta algumas questões controversas como as baterias de íonlítio que ainda apresentam taxas baixas de reciclagem ou reutilização; e questões como a extração de matérias-primas que podem ser tóxicas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, Olicio da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva Junior, Olicio da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
dc.contributor.referee3 | Bertol, Omero Francisco | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CESEB_VI_2021_07.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.