Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedrosa, Rose Elizângela Martins-
dc.date.accessioned2018-03-15T20:13:04Z-
dc.date.available2018-03-15T20:13:04Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.citationPEDROSA, Rose Elizangela Martins. Logaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensino. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2994-
dc.description.abstractThis work presents a brief historical account of the appearance of logarithms, highlighting the names of John Napier, who developed the first ideas on the subject, and Henrry Briggs, who perfected this idea. The work includes an overview of the existent dissertations in the PROFMAT about the subject, highlighting some relevant aspects frequent in these works. This work also brings an analysis of the content of logarithms in seven textbooks used by students of Basic Education. Finally, the dissertation contains a didactic sequence and the report of its implementation. The sequence is a teaching plan that uses the slide rule to develop the study of logarithms under the perspective of the History of Mathematics. This proposal is based on the booklet entitled “Logarithms and the Slide Rule: a teaching proposal”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLogarítmospt_BR
dc.subjectRégua de cálculopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLogarithmspt_BR
dc.subjectSlide-rulept_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleLogaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensinopt_BR
dc.title.alternativeLogarithms and the slide rule: a teaching proposalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um breve relato histórico sobre o surgimento dos logaritmos, destacando os nomes de Jhon Napier, que desenvolveu as primeiras ideias sobre o assunto, e Henrry Briggs, que aperfeiçoou tais ideias. O trabalho inclui um panorama das dissertações defendidas no PRFOFMAT sobre o tema, destacando alguns aspectos relevantes frequentes nesses trabalhos. Esse trabalho também traz uma análise do conteúdo de logaritmos em sete livros didáticos utilizados por alunos da Educação Básica. Por fim, o trabalho contém uma sequência didática e o relato de sua aplicação. A sequência é uma proposta de ensino que utiliza a régua de cálculo logarítmica para desenvolver o estudo de logaritmos sob a perspectiva da História da Matemática. Essa proposta tem como base o livreto intitulado “Logaritmos e a Régua de Cálculo: uma proposta de ensino”.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288593189455271pt_BR
dc.contributor.advisor1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee2Dario, Ronie Peterson-
dc.contributor.referee3Hoefel, Eduardo Outeiral Correa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Pedrosa, Rose Elizangela Martins_2018.pdf39,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.