Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29944
Título: | Arquiteturas E/E automotivas centralizadas |
Título(s) alternativo(s): | Centralized automotive E/E architectures |
Autor(es): | Costa, Alysson Percicotty da |
Orientador(es): | Santos, Max Mauro Dias |
Palavras-chave: | Indústria automobilística Arquitetura de software Controle eletrônico Sistemas embarcados (Computadores) Automobile industry and trade Software architecture Electronic control Embedded computer systems |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTA, Alysson Percicotty da. Arquiteturas E/E automotivas centralizadas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | A complexidade crescente do software em carros modernos dita novas tendências em arquiteturas automotivas elétricas e/ou eletrônicas (E/E). Como resultado, muitos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e fornecedores têm defendido as arquiteturas centralizadas de E/E como as arquiteturas automotivas do futuro. Neste trabalho, defendemos as arquiteturas E/E centralizadas na indústria automotiva. Discutimos a motivação para esquemas de arquitetura centralizados examinando cuidadosamente os desafios e desvantagens das arquiteturas E/E automotivas descentralizadas tradicionais, enquanto contrastamos com os benefícios correspondentes oferecidos pela centralização. Em seguida, as tecnologias necessárias para suportar novas arquiteturas centralizadas são discutidas em detalhes. Em particular, apresentamos o estado da arte em tecnologias de rede, virtualização, hardware de unidade de controle eletrônico (ECU) e AUTOSAR classico e adaptativo e discutimos o estado de adoção dessas tecnologias na indústria. Por toda parte, a segurança funcional é considerada e abordada como uma preocupação abrangente na indústria automotiva. |
Abstract: | The complexity increasing of software in contemporary cars rule new trends in electrical electronic (E/E) automotive architectures. As a result, a lot of model equipment manufacturers (OEMs) and suppliers have defended centralized E/E architectures as the automotive architectures of the future. In this work, we defend centralized E/E architectures application in automotive industry. We discuss the motivation for centralized architectural schemes by carefully examining the challenges of traditional decentralized automotive E/E architectures, while we evidence the comparable benefits offered by centralization. Next, the technologies needed to be used for new centralized architectures. Presenting the actual scenario of networking, virtualization, electronic control unit hardware and AUTOSAR classic and adaptive technologies, and discuss the state of adoption of these technologies in the industry. Throughout, functional safety is considered and addressed as a pervasive concern in the automotive industry. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29944 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CESEB_VI_2021_01.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.