Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Renan de Bastos-
dc.date.accessioned2022-10-18T12:20:29Z-
dc.date.available2022-10-18T12:20:29Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Renan de Bastos. Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Arte surdapt_BR
dc.description.abstractThe teaching of art, in the early years of Elementary School, presents the four languages (Visual Arts, Dance, Music, and Theater) in an integrated way and from a playful perspective. The study aims to analyze the teaching of art in the education of deaf children from the bilingual school perspective. The research is qualitative and interpretive. A teacher and seven students from a deaf bilingual school in Paraná participated in the study. The data were analyzed using a qualitative approach. The data collection instruments were observation, interviews and application of activities, analyzed from the perspective of content analysis.It was concluded that the teaching of art for deaf students must occur from the beginning of their schooling. Through this art, they find a way to effect their communication, their demonstration of feelings, and a construction of meanings much more significant than that they would do only using Sign Language. It is highlighted the importance of teaching art within the classrooms of a bilingual school and how much this subject can contribute to the educational development of students with deafness. The Arte Surda material was developed as an Educational Product, inspired by the works of the deaf painter Nancy Rourke, it was organized into three study units that investigate concepts of teaching Art in Elementary School, and which can serve as support material for the school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectArt - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectDeaf childrenpt_BR
dc.subjectEducation, Bilingualpt_BR
dc.titleEnsino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilínguept_BR
dc.title.alternativeTeaching arts in deaf education: an approach in the bilingual schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e uma construção de significados muito maior do que fariam somente utilizando a Língua de Sinais. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes com surdos. Como Produto Educacional foi desenvolvido o material Arte Surda, inspirado pelas obras da pintora surda Nancy Rourke, foi organizado em três unidades de estudo que investigam conceitos do ensino de Arte no Ensino Fundamental, e que poderá ser servir como material de apoio para a comunidade escolar.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0135-6474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141443534291959pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2781-2397pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172517835872493pt_BR
dc.contributor.referee1Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Messias Ramos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5603-6593pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4425602922011749pt_BR
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2781-2397pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172517835872493pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoarteeducacaosurdo.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoarteeducacaosurdo_produto.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons