Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Renan de Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T12:20:29Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T12:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Renan de Bastos. Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942 | - |
dc.description | Acompanha produção técnica: Arte surda | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of art, in the early years of Elementary School, presents the four languages (Visual Arts, Dance, Music, and Theater) in an integrated way and from a playful perspective. The study aims to analyze the teaching of art in the education of deaf children from the bilingual school perspective. The research is qualitative and interpretive. A teacher and seven students from a deaf bilingual school in Paraná participated in the study. The data were analyzed using a qualitative approach. The data collection instruments were observation, interviews and application of activities, analyzed from the perspective of content analysis.It was concluded that the teaching of art for deaf students must occur from the beginning of their schooling. Through this art, they find a way to effect their communication, their demonstration of feelings, and a construction of meanings much more significant than that they would do only using Sign Language. It is highlighted the importance of teaching art within the classrooms of a bilingual school and how much this subject can contribute to the educational development of students with deafness. The Arte Surda material was developed as an Educational Product, inspired by the works of the deaf painter Nancy Rourke, it was organized into three study units that investigate concepts of teaching Art in Elementary School, and which can serve as support material for the school community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Art - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Deaf - Education | pt_BR |
dc.subject | Deaf children | pt_BR |
dc.subject | Education, Bilingual | pt_BR |
dc.title | Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching arts in deaf education: an approach in the bilingual school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e uma construção de significados muito maior do que fariam somente utilizando a Língua de Sinais. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes com surdos. Como Produto Educacional foi desenvolvido o material Arte Surda, inspirado pelas obras da pintora surda Nancy Rourke, foi organizado em três unidades de estudo que investigam conceitos do ensino de Arte no Ensino Fundamental, e que poderá ser servir como material de apoio para a comunidade escolar. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-0135-6474 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4141443534291959 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Dessbesel, Renata da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Frasson, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-1229-9009 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4888650601323596 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Messias Ramos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-5603-6593 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4425602922011749 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dessbesel, Renata da Silva | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoarteeducacaosurdo.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ensinoarteeducacaosurdo_produto.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons