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dc.creatorAmaral, Alex Vinicius do-
dc.date.accessioned2022-10-13T16:04:25Z-
dc.date.available2022-10-13T16:04:25Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationAMARAL, Alex Vinicius do. Gestão de ativos com ITIL e GLPI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29915-
dc.description.abstractCorporate governance is a system that companies are directed and controlled to specify the rights and responsibilities among their members. With the need for IT governance, which integrates corporate governance to monitor the company‟s business, frameworks were created with the objective of assisting this management. Among these, ITIL stands out for being a library of best practices in IT service management that is most accepted worldwide, which divides the service cycle into five main stages. Of the stages, the transition of the service life cycle defines the management of configuration and IT assets. An IT asset is any component or item, intangible or not, that is part of or helps IT infrastructure. The management of IT assets directly impact the business, as technological resources increasingly represent value to companies, só it is necessary to store this information in a Configuration Management DataBase (CMDB) specified by ITIL. GLPI is a free ITSM software, available under GNU GPL license, which is compatible with ITIL processes for IT assets management. GLPI promotes this management throughout its cycle, starting from its acquisition until deactivation, through extension tools available in its catalog, delivering this control and ensuring access to management reports that are useful to the business. Easy to install, maintain and manage, GLPI was chosen to manage the IT assets of a company in the hospital sector, with approximately 300 employees, located in Curitiba capital of the state Paraná, Brazil, based on the best practices of ITIL framework.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCliente/servidor (Computadores)pt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectClient/Server computingpt_BR
dc.titleGestão de ativos com ITIL e GLPIpt_BR
dc.title.alternativeAsset management with ITIL and GLPIpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA governança corporativa é um sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas para especificar os direitos e responsabilidades entre os seus membros. Com a necessidade da governança de TI, a qual compõe a governança corporativa de acompanhar os negócios da empresa, padrões de mercado foram criados com o objetivo de auxiliar esta gestão. Dentre estas, o ITIL se destaca por ser uma biblioteca de melhores práticas de gestão de serviços de TI mais aceita mundialmente, a qual divide o ciclo do serviço em cinco etapas principais. Das etapas, destaca-se a de transição do ciclo de vida do serviço, a qual define o gerenciamento da configuração e dos ativos de serviço. Compreende-se por ativo, qualquer componente ou item, seja ele intangível ou não, que faz parte ou auxilia a infraestrutura de TI. A gestão dos ativos de TI impacta diretamente no negócio, pois os recursos tecnológicos representam cada vez mais valor as empresas, para tal é necessário armazenar estas informações em uma Base de Dados do Gerenciamento da Configuração (BDGC) especificado pelo ITIL. O GLPI é um software livre ITSM, disponibilizado sobre a licença GNU GPL, a qual atende aos processos ITIL para gestão de ativos. O GLPI promove esta gestão em todo o seu ciclo, partindo de sua aquisição até desativação, por meio de ferramentas de extensão disponíveis em seu catálogo, entregando de forma automatizada este controle e garantindo acesso a relatórios gerenciais que são úteis ao negócio. De fácil instalação, manutenção e gestão, o GLPI foi escolhido para gestão dos ativos de TI de uma empresa no ramo hospitalar, com aproximadamente 300 colaboradores, localizada em Curitiba capital do estado do Paraná, Brasil, com base nas boas práticas do framework ITIL.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Basso, Douglas Eduardo-
dc.contributor.referee1Basso, Douglas Eduardo-
dc.contributor.referee2Nabas, Kleber Kendy Horikawa-
dc.contributor.referee3Bertol, Omero Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programConfiguração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redespt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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