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dc.creatorBezen, Tamili-
dc.date.accessioned2022-10-13T14:27:30Z-
dc.date.available2022-10-13T14:27:30Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationBEZEN, Tamili. A concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29913-
dc.description.abstractWork developed to complete the course and obtain the title of bachelor’s in chemistry. The focus is on the approach to Ethnic-Racial Relations and the teaching of chemistry, with the aim of promoting the institutionalization of Law 10.639/03 in the school environment. It is an action-investigation, which intends to deconstruct historically produced concepts, which have naturalized relations of racial prejudice, based on the superiority and inferiority of different races, because of phenotypic characteristics. The proposal, included in the Didactic-Pedagogical Material, intends to approach the theme from the subject of Biology, Sociology and Chemistry, using the historical-critical pedagogy. It aims to deconstruct these retrograde concepts and demystify racist theories, through theoretical foundations of current scientific discoveries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectMelaninapt_BR
dc.subjectRace discriminationpt_BR
dc.subjectPrejudicespt_BR
dc.subjectMelaninspt_BR
dc.titleA concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racialpt_BR
dc.title.alternativeThe chemical conception of melanin as a scientific intervention to combat racial prejudicept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTrabalho desenvolvido para a conclusão de curso e obtenção do título de Licenciatura em Química. O foco é a abordagem das Relações Étnico-Raciais e o ensino de química, com o intuito de promover a institucionalização da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. É uma investigação-ação, que pretende desconstruir conceitos historicamente produzidos, os quais têm naturalizado relações de preconceito racial, a partir da superioridade e inferioridade de diferentes raças, em decorrência das características fenotípicas. A proposta, contemplada no Material Didático Pedagógico, pretende abordar a temática a partir da disciplina de Biologia, Sociologia e Química, com a utilização da pedagogia histórico-crítica. Tem como objetivo desconstruir esses conceitos retrógrados e desmistificar teorias racistas, por meio de fundamentação teórica das descobertas científicas atuais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.advisor-co1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Pires, Emerson Luis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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