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Título: A concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racial
Título(s) alternativo(s): The chemical conception of melanin as a scientific intervention to combat racial prejudice
Autor(es): Bezen, Tamili
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Discriminação racial
Preconceitos
Melanina
Race discrimination
Prejudices
Melanins
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BEZEN, Tamili. A concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: Trabalho desenvolvido para a conclusão de curso e obtenção do título de Licenciatura em Química. O foco é a abordagem das Relações Étnico-Raciais e o ensino de química, com o intuito de promover a institucionalização da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. É uma investigação-ação, que pretende desconstruir conceitos historicamente produzidos, os quais têm naturalizado relações de preconceito racial, a partir da superioridade e inferioridade de diferentes raças, em decorrência das características fenotípicas. A proposta, contemplada no Material Didático Pedagógico, pretende abordar a temática a partir da disciplina de Biologia, Sociologia e Química, com a utilização da pedagogia histórico-crítica. Tem como objetivo desconstruir esses conceitos retrógrados e desmistificar teorias racistas, por meio de fundamentação teórica das descobertas científicas atuais.
Abstract: Work developed to complete the course and obtain the title of bachelor’s in chemistry. The focus is on the approach to Ethnic-Racial Relations and the teaching of chemistry, with the aim of promoting the institutionalization of Law 10.639/03 in the school environment. It is an action-investigation, which intends to deconstruct historically produced concepts, which have naturalized relations of racial prejudice, based on the superiority and inferiority of different races, because of phenotypic characteristics. The proposal, included in the Didactic-Pedagogical Material, intends to approach the theme from the subject of Biology, Sociology and Chemistry, using the historical-critical pedagogy. It aims to deconstruct these retrograde concepts and demystify racist theories, through theoretical foundations of current scientific discoveries.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29913
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