Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Wagner | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T14:12:24Z | - |
dc.date.available | 2022-10-13T14:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Wagner. Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912 | - |
dc.description.abstract | In chemistry, as in other subjects, there are many difficulties in achieving inclusion, as the didactic resources available for teachers to work in the classroom are scarce, and in many situations the use of didactic methods and resources of regular education in inclusive education occur. This work aims to develop a teaching material for electrochemistry, emphasizing battery learning for blind high school students in an experimental class. The work carried out consists in the elaboration and availability of teaching material and, therefore, the entire production sequence is described, from the choice of materials used to the form of assembly. It is expected that the didactic material developed will serve to subsidize the practice of Chemistry teachers, emphasizing the importance of (re)thinking the necessary adaptations for the teaching and learning process of blind students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliaries | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of didactic resources to teach electrochemistry to blind students | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na química, assim como em outras disciplinas, existem muitas dificuldades para realizar-se a inclusão, pois os recursos didáticos disponíveis para os docentes atuarem em sala são escassos, ocorrendo em muitas situações a utilização de métodos e recursos didáticos do ensino regular no ensino inclusivo. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um material didático de eletroquímica, enfatizando a aprendizagem sobre pilhas para os alunos cegos do ensino médio em uma aula experimental. O trabalho realizado consiste na elaboração e disponibilização de um material didático e, portanto, descreve-se toda a sequência de produção, desde a escolha dos materiais utilizados até a forma de montagem. Espera-se que o material didático desenvolvido sirva para subsidiar a prática dos professores de Química, enfatizando a importância de se (re)pensar as adaptações necessárias para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.contributor.referee2 | Bernardon, Dayse Grassi | - |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
construcaorecursodidaticoensinar.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons