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dc.creatorSilva, Felipe Eduardo Fernande da-
dc.creatorBataiote, Samuel Augusto Carriel-
dc.date.accessioned2022-10-11T16:43:21Z-
dc.date.available2022-10-11T16:43:21Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Eduardo Fernande da; BATAIOTE, Samuel Augusto Garriel. A influência da variação do módulo de finura do agregado miúdo natural no comportamento de concretos convencionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29906-
dc.description.abstractThere is an acceptable fineness module zone for receiving the aggregates in the concrete batching units, for the natural fine aggregate, which is in the range of 1.6 to 1.2, which may vary in each company. Knowing this, the present work sought to analyze the impact that the variation of the fineness modulus (within the acceptable zone from 1.6 to 1.2, varying every 0.1). Sample compositions were produced by varying their granulometric composition, with the objective of verifying the impact in the tests of axial compressive strength and diametral tensile strength. It was verified that with the decrease in the fineness modulus there is an increase in the compressive strength, however statistically (by the TUKEY test) 3 groups can be formed, fineness modulus 1.6 and 1.5; fineness modulus 1.4; fineness modulus 1.3 and 1.2. Comparing the fineness modulus of 1.6 with 1.2, a reduction of 10.70% in the compressive strength was obtained and there was also an increase of 86.13% in the content of trapped air, but in the tensile test the data were, statistically equal, since there was no difference between samples with different fineness modulus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectStrength of materials - Testingpt_BR
dc.titleA influência da variação do módulo de finura do agregado miúdo natural no comportamento de concretos convencionaispt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the variation of the thenness module of the natural small agregate on the behavior of conventional concretept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoExiste uma zona aceitável do módulo de finura para recebimento dos agregados nas unidades dosadoras de concreto, para o agregado miúdo natural que é na faixa de 1,6 até 1,2, podendo variar em cada empresa. Sabendo-se disso, no presente trabalho buscou analisar o impacto que a variação do módulo de finura (dentro da zona aceitável de 1,6 até 1,2 variando-se a cada 0,1). Foram produzidas composições de amostras variando-se a sua composição granulométrica, com o objetivo de verificar o impacto nos ensaios de resistência à compressão axial e na resistência à tração diametral. Verificou-se que com a diminuição do módulo de finura há um aumento da resistência à compressão, porém estatisticamente (pelo teste de TUKEY) pode-se formar 3 grupos, módulo de finura 1,6 e 1,5; módulo de finura 1,4; módulo de finura 1,3 e 1,2. Comparando o módulo de finura de 1,6 com o 1,2 obteve-se redução de 10,70% na resistência à compressão e também houve aumento de 86,13% no teor de ar aprisionado, mas no ensaio de tração os dados foram, estatisticamente, iguais, pois não houve diferença entre amostra com os diferentes módulos de finura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Cézar Augusto-
dc.contributor.referee1Casagrande, Cézar Augusto-
dc.contributor.referee2Jochem, Lidiane Fernanda-
dc.contributor.referee3Medeiros, Arthur-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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