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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29905
Título: | Impactos na motivação e na aprendizagem dos alunos em aulas remotas ao aprenderem sobre minifoguetes por meio de uma metodologia ativa |
Título(s) alternativo(s): | Impacts on student motivation and learning in remote classes when learning about mini rockets through an active methodology |
Autor(es): | Nunes, Francielle |
Orientador(es): | Parisoto, Mara Fernanda |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Aprendizagem cognitiva Aprendizagem baseada em problemas Motivação na educação Learning strategies Cognitive learning Problem-based learning Motivation in education |
Data do documento: | 23-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | NUNES, Francielle. Impactos na motivação e na aprendizagem dos alunos em aulas remotas ao aprenderem sobre minifoguetes por meio de uma metodologia ativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre a motivação e aprendizagem significativa dos estudantes de um colégio da rede estadual de educação do Paraná, que oferta educação em tempo integral, no município de Foz do Iguaçu e, tem como objetivo analisar o impacto na motivação e na aprendizagem dos estudantes, por meio do Ensino Remoto, utilizando a estratégia denominada Rotação por Estações com Minifoguetes. A pesquisa sobre Minifoguetes em Rotação por Estações justifica-se por apresentar uma abordagem interativa e participativa, potencialmente estimulando os alunos a pesquisarem e se envolverem com o conteúdo, fornecendo uma maior compreensão sobre o tema, mesmo que neste momento, o Brasil e o mundo estejam passando pelo período de pandemia de Coronavírus (Covid-19). A fundamentação teórica partiu da revisão de publicações que abordam conceitos e experiências relacionados à proposta deste estudo. Os termos utilizados foram: ensino de física, rotação por estações, minifoguetes, ensino on-line, metodologias ativas, aprendizagem significativa, ensino híbrido e gamificação, e, contempla publicações de periódicos que exploram tais categorias de pesquisa e justifica-se por evidenciar suas contribuições para seus respectivos campos de atuação. Na metodologia de Rotação por Estações, os alunos aprenderam como desenvolver os minifoguetes, com material teórico, vídeos, jogos e também desenvolver a pesquisa de maneira qualitativa, fazendo o minifoguete de garrafa PET na prática, porém em suas próprias casas, utilizando para isso, aproximadamente, oito aulas de forma remota. A análise qualitativa do material se deu por meio da aplicação da Escala de Motivação para Aprendizagem de Rita Zenorini e baseada metodologicamente na análise do conteúdo de Laurence Bardin. Escolheu-se pesquisar sobre essa relação para verificar o conhecimento e a motivação dos alunos e também para verificar se estes conhecimentos foram aprimorados durante a realização das atividades nas aulas remotas. Os alunos receberam e realizaram pré-testes motivacionais e um Teste das Concepções Prévias das Leis de Newton que foram aplicados antes do início do desenvolvimento do conteúdo. Os resultados foram positivos na produção de minifoguetes, com 100% de eficácia na produção e lançamento dos foguetes, e a intenção é estender a pesquisa a outras escolas, tanto de forma remota como também presencial. Contudo, em uma próxima aplicação, sugere-se serem usados mais frequentemente os mapas mentais e conceituais, para a obtenção de resultados ainda mais satisfatórios. Como fator relevante nas conclusões encontradas percebeu-se que sem a presença física do professor (devido à pandemia e as aulas de forma on-line), para estimular e aprimorar o ensino e a aprendizagem, os alunos sofreram impacto nas habilidades cognitivas e emocionais durante o processo de desenvolvimento do conteúdo. Isso influenciou nos resultados apresentados durante as aulas e no resultado final da pesquisa, fato este, que pode ser corrigido futuramente. |
Abstract: | The present work deals with the motivation and meaningful learning of students from a school of the state education system of Paraná, which offers full-time education in the city of Foz do Iguaçu, and aims to analyze the impact on motivation and learning of students, through Remote Teaching, using the strategy called rotation by stations with mini rockets. The research on Rotation by Stations Mini Rockets is justified because it presents an interactive and participatory approach, potentially stimulating the students to research and engage with the content, providing a greater understanding of the theme, even though at this moment, Brazil and the world are going through the period of the Coronavirus pandemic (Covid-19). The theoretical foundation came from the review of publications that address concepts and experiences related to the proposal of this study. The terms used were: physics teaching, rotation by station, mini-motos, online teaching, active methodologies, meaningful learning, hybrid teaching and gamification, and it includes publications from journals that explore these research categories and is justified by evidencing their contributions to their respective fields. In the Rotation by Station methodology, the students learned how to develop the mini rockets, with theoretical material, videos, games, and also to develop the research in a qualitative way, making the PET bottle minifoguete in practice, but in their own homes, using for this, approximately, eight classes remotely. The qualitative analysis of the material was carried out through the application of the Learning Motivation Scale, by Rita Zenorini, and methodologically based on content analysis, by Laurence Bardin. It was chosen to research this relationship to verify the students' knowledge and motivation, and also to verify if this knowledge was improved during the performance of the activities in the remote classes. The students were given and performed Motivational pre-tests and a Test of Prior Conceptions of Newton's Laws that were applied before the beginning of the content development. The results were positive in the production of mini-rockets, with 100% effectiveness in the production and launching of the rockets, and the intention is to extend the research to other schools, both remotely and faceto-face. However, in a future application, it is suggested that more mind and conceptual maps be used, in order to obtain an even more satisfactory result. As a relevant factor in the conclusions found, we can diagnose that without the physical presence of the teacher (due to the pandemic and the online classes) to stimulate and enhance the teaching/learning, the students suffered an impact on their cognitive and emotional abilities during the content development process. This influenced the results presented during the classes and the final result of the research, a fact that can be corrected in the future. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29905 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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