Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIberss, Patrick-
dc.date.accessioned2022-10-11T13:09:06Z-
dc.date.available2022-10-11T13:09:06Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationIBERSS, Patrick. Videoanálise no ensino de mecânica: coletânea de vídeos para formação docente continuada. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29903-
dc.description.abstractThere are several ways in which teachers can take advantage of the technologies available today to solve, at least partially, the difficulties encountered in teaching, especially the challenges in physics teaching. Several studies demonstrate the need to use technological resources in the classroom, since they are present in students' lives. This work presents the elaboration of a collection of videos on the use of video analysis for the teaching of mechanics content in Basic Education, the application of the collection of videos in the format of a workshop with an emphasis on teacher training and the analysis of the application of the material in Physics teaching. To verify the applicability of the Tracker software in the classroom, we held a workshop with teachers and undergraduate students in which we demonstrated how to use the software, the available resources, and some experiments that can be studied by video analysis. After the workshop, the participants reported their experience with the software and its possible application in physics classes. It can be noted the acceptance of the participants regarding the use of Tracker in the classroom and positive comments related to the videos produced. The collection of videos created and used in the workshop was made available on a specific channel on a video platform so that a greater number of interested students and teachers can be reached.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.titleVideoanálise no ensino de mecânica: coletânea de vídeos para formação docente continuadapt_BR
dc.title.alternativeVideo analysis in mechanics education: collection of videos for continuing teacher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoSão diversas as formas com que os docentes podem usufruir das tecnologias disponíveis hoje para sanar, ao menos parcialmente, as dificuldades encontradas no ensino, em especial os desafios no ensino de Física. Diversos estudos demonstram a necessidade de utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que estão presentes na vida dos estudantes. Neste trabalho é apresentado a elaboração de uma coletânea de vídeos sobre o uso da videoanálise para o ensino do conteúdo de mecânica na Educação Básica, a aplicação da coletânea de vídeos no formato de uma oficina com ênfase na formação do docente e a análise da aplicação do material no ensino de Física. Com intuito de verificar a aplicabilidade do software Tracker em sala de aula, realizamos uma oficina com docentes e estudantes de licenciatura no qual demonstramos como utilizar o software, os recursos disponíveis e alguns experimentos que podem ser estudados por videoanálise. Após a oficina os participantes relataram como foi a experiencia com o software e sua possível aplicação nas aulas de física no Ensino Médio. Pode-se notar a aceitação dos participantes quanto a utilização do Tracker em sala de aula e comentários positivos relacionadas aos vídeos produzidos. A coletânea de vídeos elaborada e utilizada na oficina foi disponibilizada em um canal específico em plataforma de vídeos para que assim seja alcançado um maior número de discentes e docentes interessados em utilizar a videoanálise para o estudo experimental do movimento dos corpos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1247-0072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6599139443351576pt_BR
dc.contributor.advisor1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Marisa Almeida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2526-8711pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
videoanaliseensino.pdf4,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
videoanaliseensino_produto.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons