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Título: Estudo comparativo de pontes de aderência para recuperação de estruturas em concreto
Título(s) alternativo(s): Comparative study of adherence bridges for recovery of concrete structures
Autor(es): Furtado Neto, Pedro
Orientador(es): Medeiros, Arthur
Palavras-chave: Argamassa
Resinas epoxi
Concreto - Vida útil (Engenharia)
Cisalhamento
Mortar
Epoxy resins
Concrete - Service life (Engineering)
Shear (Mechanics)
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FURTADO NETO, Pedro. Estudo comparativo de pontes de aderência para recuperação de estruturas em concreto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A eficácia dos produtos com função de ponte de aderência ainda é bastante discutida no meio da construção civil quando se trata de processo de recuperação de estruturas de concreto. Acredita-se que há uma negligência no estudo de seleção de materiais para utilização das pontes de ligação. Considerando esse cenário, torna-se essencial o aprimoramento e enriquecimento do conhecimento acerca do desempenho de tais produtos. O presente estudo tem como objetivo estabelecer comparações de desempenho entre dois produtos com função de ponte de aderência (de base epoxídica e de base mineral), assim como verificar a capacidade de aderência de dois tipos de argamassas de reparo estrutural na presença e na ausência de pontes de ligação, variando o tratamento mecânico a que a superfície do substrato é submetida. A metodologia do estudo consistiu na realização de ensaios de compressão axial de corpos de prova compostos de dois tipos de combinação de materiais (substrato de concreto e argamassa de reparo estrutural na ausência de ponte de aderência e substrato de concreto e argamassa de reparo estrutural na presença de ponte de aderência). Devido à realização de uma interface inclinada em 45º entre o substrato de concreto e o reparo de argamassa, no momento da aplicação de carga axial de ensaio, surge uma tensão de ruptura diretamente relacionada à capacidade de aderência entre os materiais. Foram utilizados dois tipos de substratos em concreto, um deles feito de concreto convencional e o outro de concreto autoadensável, com tratamentos mecânicos diferentes, o que possibilitou níveis de aderência distintos entre o substrato e o reparo. Observou-se que a utilização de pontes de ligação aplicadas separadamente ou já incluídas na argamassa de reparo não contribuiu diretamente para o desempenho de aderência entre os materiais. Também foi possível observar que o tratamento da superfície do substrato influencia diretamente no resultado do reparo, uma vez que corpos de prova cujas superfícies não receberam o tratamento mecânico de abrasão apresentaram maior ocorrência de rompimentos cisalhados, proporcionando o descolamento entre o substrato e o reparo.
Abstract: The efficiency of the products with the role of adherence bridge is still very debated in the civil construction sector when it comes to the process of structural repair of the concrete. It is possible to say that there is negligence regarding the material selection study when it comes to adherence bridges applications. Considering the actual circumstances, it is essential to enhance and enrich the knowledge about such materials. The objective of the present study is to establish performance comparisons between two types of adherence bridges (epoxy and mineral), as well to measure the bonding capacity of two kinds of structural repair mortars both in the presence and absence of adherence bridges. The methodology consists of making axial compression tests in samples made of two combinations of materials (concrete substrate and structural repair mortar with and without adherence bridges being applied on the interface). Due to making a sloping interface with the angle of 45 degrees between the concrete substrate and the repair material (mortar and bridge), when charging the sample with an axial force, a rupture tension directly related to the bonding capacity between the materials appears. To produce the substrate, two kinds of concrete were used (conventional and self-compacting concrete) and also two types of mechanical treatments, what made possible different levels of adherence between the concrete and the repair material. It was possible to notice that the adherence bridges applied separately or already included in the structural repair mortar did not contribute directly to the bonding performance between the materials. It was also noticed that the mechanical treatment applied to the concrete surface affects directly the bonding capacity between the materials, since the samples which surface didn’t receive a mechanical treatment (abrasion) presented bigger frequency of oblique shear ruptures, providing the detachment between the concrete substrate and the repair material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29897
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