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Título: Bancada de teste para comprovação de eficiência em rebobinamento de motor elétrico trifásico, com base na leitura do torque do motor
Título(s) alternativo(s): Test bench for quality verification in three­phase electric motor rewinding, based on the reading of the conjugate of motor
Autor(es): Souza, Fabiano Cavilha de
Orientador(es): Sanchez, Walter Denis Cruz
Palavras-chave: Motores elétricos
Inversores elétricos
Controle eletrônico
Electric motors
Electric inverters
Electronic control
Data do documento: 22-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Fabiano Cavilha. Bancada de teste para comprovação de eficiência em rebobinamento de motor elétrico trifásico, com base na leitura do torque do motor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Automação Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Neste trabalho será desenvolvida uma bancada de testes para a comprovação da eficácia na manutenção de motor elétrico trifásico industrial, utilizando dois motores acoplados mecanicamente e acionados por dois inversores de frequência. O objetivo é aplicar no motor a ser testado dois modos de torque, o torque constante e o torque linear, um conjunto motor e inversor vai funcionar como gerador impondo ao outro conjunto um torque controlado, não será utilizado sensor de torque acoplado ao eixo dos motores, pois o próprio inversor de frequência possui em sua eletrônica um processamento com algoritmo de alta precisão capaz de fornecer informação do torque real com exatidão suficiente para avaliar se o motor ao trabalhar nas condições de exigência máxima vai responder adequadamente no que se espera de um motor recondicionado.
Abstract: In this work, a bench test will be developed to prove the mechanical maintenance of the industrial electric motor, using two motors mechanically coupled and driven by two frequency inverters. The objective is to apply no motor to be tested with two torque modes, constant torque and linear torque, one motor and inverter set will be run as an imported generator for another controlled torque set, a torque sensor coupled to the shaft will not be used. Of the motors, since the frequency inverter itself has in its electronics a processing with high precision algorithm, capable of providing real torque information with sufficient precision só that evaluate the motor when working in the conditions of maximum use that responds to the waiting in the motor reconditioned.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29881
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