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dc.creatorMatoso, Rafael Guilherme Roquette-
dc.date.accessioned2022-10-08T12:42:28Z-
dc.date.available2022-10-08T12:42:28Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationMATOSO, Rafael Guilherme Roquette. Análise de capacidade para implantação de uma rotatória moderna no cruzamento da Rodovia PR-423 com uma via secundária, município de Campo Largo/PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29871-
dc.description.abstractThe in-level intersections are places with the highest indices of accidents in highways, both in urban and rural environments. In a local context, the intersection between the PR-423 highway and the João Stukas Street (municipality of Campo Largo/PR, Brazil) deserves a special attention due to the great number of collisions and fatalities within the last years – local residents have also named it as “Death Intersection”. In an attempt to reduce the accident statistics and increase traffic capacity, the present study mainly aimed at evaluating the feasibility of the implementation of a one-lane roundabout in the current intersection, and with all entrance roads containing one lane as well. Based on preliminary traffic data, a literature review and estimations of increase in traffic according to the database from the Paraná State Department of Roads (DETRAN/PR), the traffic flows in each entrance road were calculated by considering the design year of 2037. The DNIT and DENATRAN Brazilian methods were considered in the calculations of capacity and Level of Service (LOS) for each entrance of the roundabout. A preliminary project of this roundabout was also prepared in the current investigation. The entrances from the main road (PR-423 highway) showed LOS equal to C, whereas the ones from the secondary road (João Stukas Street) showed LOS equal to A. The average waiting time in the roundabout was approximately equal to 22 s according to the DNIT method, and the results collected according to the DENATRAN method gave support to the hypothesis that the use of a roundabout in the studied intersection is technically feasible. In this manner, it is possible to conclude that the one-lane roundabout is an interesting option. Future studies may include the use of traffic simulators for evaluating its operational performance, as well as analyses of its economic feasibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRodovias - Interferências e interseçõespt_BR
dc.subjectRodovias - Medidas de segurança - Campo Largo (PR)pt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Prevençãopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectRoads - Interchanges and intersectionspt_BR
dc.subjectRoads - Safety measures - Campo Largo (Paraná, Brazil)pt_BR
dc.subjectTraffic accidents - Preventionpt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.titleAnálise de capacidade para implantação de uma rotatória moderna no cruzamento da Rodovia PR-423 com uma via secundária, município de Campo Largo/PRpt_BR
dc.title.alternativeCapacity analysis of the implementation of a roundabout at the intersection of the PR-423 highway with a local road, municipality of Campo Largo/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs interseções em nível representam locais com os maiores índices de acidentes em vias rodoviárias, tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Em um contexto local, a interseção localizada no município de Campo Largo/PR e composta pela Rodovia PR- 423 e a Rua João Stukas merece um destaque especial devido ao número elevado de colisões e óbitos nos últimos anos, tendo inclusive sido apelidada de “Trevo da Morte” por moradores da região. Em uma tentativa de reduzir as estatísticas de acidentes no local e aumentar a capacidade de tráfego, o estudo em questão tem por objetivo principal a análise de viabilidade para implantação de uma rótula com uma faixa de tráfego ao redor da ilha central, sendo que cada acesso também possui uma faixa de tráfego. A partir de contagens preliminares de tráfego, pesquisas bibliográficas e estimativas de crescimento dos fluxos provenientes de bancos de dados do DETRAN/PR, foram determinados os volumes horários de projeto em cada acesso e no ano de projeto da interseção (2037). Os métodos do DNIT e do DENATRAN foram considerados nos cálculos de capacidade e nível de serviço dos acessos à rótula, e um anteprojeto da mesma também foi desenvolvido na pesquisa. Os resultados mostraram que os acessos provenientes da via principal (Rodovia PR-423) operam em um nível de serviço C, ao passo que os acessos oriundos da via secundária (Rua João Stukas) operam em um nível de serviço A. O tempo médio de espera na rótula foi de aproximadamente 22 s de acordo o método do DNIT, e os dados obtidos segundo o método do DENATRAN corroboraram a hipótese de que o uso de uma rótula no local investigado é tecnicamente viável. Desta maneira, conclui-se que a rótula é uma opção interessante para a interseção e estudos futuros e simuladores de tráfego são necessários para avaliar não apenas sua viabilidade econômica, mas também seu desempenho operacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee2Almeida, Jair Ferreira de-
dc.contributor.referee3Bastos, Jorge Tiago-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

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