Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29871
Título: | Análise de capacidade para implantação de uma rotatória moderna no cruzamento da Rodovia PR-423 com uma via secundária, município de Campo Largo/PR |
Título(s) alternativo(s): | Capacity analysis of the implementation of a roundabout at the intersection of the PR-423 highway with a local road, municipality of Campo Largo/PR |
Autor(es): | Matoso, Rafael Guilherme Roquette |
Orientador(es): | Domingos, Matheus David Inocente |
Palavras-chave: | Rodovias - Interferências e interseções Rodovias - Medidas de segurança - Campo Largo (PR) Acidentes de trânsito - Prevenção Engenharia de tráfego Segurança no trânsito Roads - Interchanges and intersections Roads - Safety measures - Campo Largo (Paraná, Brazil) Traffic accidents - Prevention Traffic engineering Traffic safety |
Data do documento: | 10-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MATOSO, Rafael Guilherme Roquette. Análise de capacidade para implantação de uma rotatória moderna no cruzamento da Rodovia PR-423 com uma via secundária, município de Campo Largo/PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | As interseções em nível representam locais com os maiores índices de acidentes em vias rodoviárias, tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Em um contexto local, a interseção localizada no município de Campo Largo/PR e composta pela Rodovia PR- 423 e a Rua João Stukas merece um destaque especial devido ao número elevado de colisões e óbitos nos últimos anos, tendo inclusive sido apelidada de “Trevo da Morte” por moradores da região. Em uma tentativa de reduzir as estatísticas de acidentes no local e aumentar a capacidade de tráfego, o estudo em questão tem por objetivo principal a análise de viabilidade para implantação de uma rótula com uma faixa de tráfego ao redor da ilha central, sendo que cada acesso também possui uma faixa de tráfego. A partir de contagens preliminares de tráfego, pesquisas bibliográficas e estimativas de crescimento dos fluxos provenientes de bancos de dados do DETRAN/PR, foram determinados os volumes horários de projeto em cada acesso e no ano de projeto da interseção (2037). Os métodos do DNIT e do DENATRAN foram considerados nos cálculos de capacidade e nível de serviço dos acessos à rótula, e um anteprojeto da mesma também foi desenvolvido na pesquisa. Os resultados mostraram que os acessos provenientes da via principal (Rodovia PR-423) operam em um nível de serviço C, ao passo que os acessos oriundos da via secundária (Rua João Stukas) operam em um nível de serviço A. O tempo médio de espera na rótula foi de aproximadamente 22 s de acordo o método do DNIT, e os dados obtidos segundo o método do DENATRAN corroboraram a hipótese de que o uso de uma rótula no local investigado é tecnicamente viável. Desta maneira, conclui-se que a rótula é uma opção interessante para a interseção e estudos futuros e simuladores de tráfego são necessários para avaliar não apenas sua viabilidade econômica, mas também seu desempenho operacional. |
Abstract: | The in-level intersections are places with the highest indices of accidents in highways, both in urban and rural environments. In a local context, the intersection between the PR-423 highway and the João Stukas Street (municipality of Campo Largo/PR, Brazil) deserves a special attention due to the great number of collisions and fatalities within the last years – local residents have also named it as “Death Intersection”. In an attempt to reduce the accident statistics and increase traffic capacity, the present study mainly aimed at evaluating the feasibility of the implementation of a one-lane roundabout in the current intersection, and with all entrance roads containing one lane as well. Based on preliminary traffic data, a literature review and estimations of increase in traffic according to the database from the Paraná State Department of Roads (DETRAN/PR), the traffic flows in each entrance road were calculated by considering the design year of 2037. The DNIT and DENATRAN Brazilian methods were considered in the calculations of capacity and Level of Service (LOS) for each entrance of the roundabout. A preliminary project of this roundabout was also prepared in the current investigation. The entrances from the main road (PR-423 highway) showed LOS equal to C, whereas the ones from the secondary road (João Stukas Street) showed LOS equal to A. The average waiting time in the roundabout was approximately equal to 22 s according to the DNIT method, and the results collected according to the DENATRAN method gave support to the hypothesis that the use of a roundabout in the studied intersection is technically feasible. In this manner, it is possible to conclude that the one-lane roundabout is an interesting option. Future studies may include the use of traffic simulators for evaluating its operational performance, as well as analyses of its economic feasibility. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29871 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capacidadeintersecaorotatoria.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons