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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29869
Título: | Melhoramento de solos para pavimentação através da técnica de estabilização por aditivos químicos: resíduo de cerâmica vermelha e cal |
Título(s) alternativo(s): | Soil improvement for paving using stabilization technique though chemical additives: red ceramic waste and lime |
Autor(es): | Hondo, Kalebe de Almeida Mandira, Tiago |
Orientador(es): | Johann, Amanda Dalla Rosa |
Palavras-chave: | Solos - Correção Cal Cerâmica vermelha Pavimentos Solos - Compactação Solos - Aditivos Soil amendments Lime Red pottery Pavements Soil compaction Soil - Additives |
Data do documento: | 13-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | HONDO, Kalebe de Almeida; MANDIRA, Tiago. Melhoramento de solos para pavimentação através da técnica de estabilização por aditivos químicos: resíduo de cerâmica vermelha e cal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Apesar de ser o principal modal rodoviário no Brasil, apenas 12,4% da matriz rodoviária se trata de rodovias pavimentadas e 9,1% de rodovias planejadas, uma das razões por trás desse problema o alto custo logístico envolvido no processo de pavimentação. Em busca de um desenvolvimento econômico e sustentável – destacando-se o dano ambiental causado pela extração e transporte dos recursos minerais naturais para pavimentação – necessita-se de novas tecnologias economicamente viáveis para a estabilização de solos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da mistura de cal hidratada e resíduo de cerâmica vermelha ao solo seco a fim de se obter um melhoramento de características mecânicas do solo. O material de estudo é um solo sedimentar da Formação Guabirotuba, proveniente da região de Curitiba, com adição de resíduo de cerâmica vermelha nos teores de 10%, 15%, 20%, 25% e 30% e cal hidratada nos teores de 0%, 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Nos ensaios de resistência à compressão simples foi alcançada a resistência de 1991,75 kPa aos 28 dias que se mostrou satisfatória para o uso da mistura na estabilização de bases e sub-bases para pavimentação. |
Abstract: | Although being the main mean of transportation in Brazil, only 12.4% of the highway network is made of pavemented roads and 9.1% of planned roads, one of the reasons behind of this problem is the high logistical cost on the paving process. In search of a sustainable economic development – highlighting the environmental damage caused by the extraction and transportation of natural resources – there is a need for new economical viable technologies for the soil stabilization. The following research has as objective analyze the effects of the mix of hydrated lime and red ceramic waste to dry soil to improve the mechanical properties of the soil. The material studied is a sedimental soil from the Guabirotuba Formation, native from the Curitiba region, containing 20% and 25% of red ceramic waste and 0%, 2,5%, 5%, 7,5% and 10% of hydrated lime. The simple compression resistance achieved was of 1991,75 kPa at 28 days, which showed satisfactory to use on the stabilization of the bases and sub-bases for paving. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29869 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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