Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDal Mut, Rudy Gabriel-
dc.date.accessioned2022-10-04T13:53:00Z-
dc.date.available2022-10-04T13:53:00Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationDAL MUT, Rudy Gabriel. Estudo preliminar de chassis de veículo da categoria conceito urbano para competição na Shell Eco Marathon. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29833-
dc.description.abstractAutomobilist Competitions are events that fascinate the human kind since its creation until nowadays, where, in these days, a lot of categories and ways of judging team’s characteristics are used as a form of incentivizing competition and the search for better and new technologies with the objective to be called the champion. One of these competitions modalities is in the academic ambient, where students and professors from universities form teams in various kinds of competition, for example: Formula SAE, where teams design and build racing prototypes; MotoStudent, an international competition turned to racing motorcycles; Energetic efficiency, in which Pato a Jato participates since 2009 and currently is seeking to grow its acting field to the urban concept category, in which, this study is focused on. In this document, a conservative approach will be applied to the design of the first chassis of a vehicle, from the project conditions step, to the final analysis of the first versions of the chassis. This Study has explanations of the steps to be taken, characteristics that must be used, situations to be thought on to use in the first calculations, the analysis of the finite element process of the component and comparison to the values estimated through calculus. After the data interpretation, the results obtained are commented and how the applied methodology brings back satisfying results to the defined case of analysis. Suggestions of improvements in the geometry as well as in the material used are made, and also, a new mandatory case of analysis that can be used as a starting point to new studies that continue this document, and, consequently, the second iteration of the chassis presented in the study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectDinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectStructural dynamicspt_BR
dc.subjectMotor vehiclept_BR
dc.subjectProject managementpt_BR
dc.titleEstudo preliminar de chassis de veículo da categoria conceito urbano para competição na Shell Eco Marathonpt_BR
dc.title.alternativePreliminary study of chassis for urban concept category vehicle to the Shell Eco Marathon Competitionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs competições automobilísticas são eventos que fascinam o ser humano desde sua criação até os dias de hoje, onde, atualmente, várias categorias e formas de avaliar diversas características dos times competidores são utilizados como forma de incentivar a competitividade e a busca por melhorias e criação de novas tecnologias com o objetivo de ser nomeado o campeão. Uma destas modalidades é a competição em ambiente acadêmico, onde estudantes e professores de universidades formam equipes para diversos tipos de competição, como por exemplo: Fórmula SAE, onde as equipes projetam e constroem protótipos para corrida; MotoStudent, uma competição internacional de corrida voltada às motocicletas; Eficiência energética, a qual a equipe Pato a Jato participa desde 2009 e atualmente planeja ampliar a atuação para a competição na categoria conceito urbano, ao qual, este estudo é focado. Neste documento, foi aplicada uma abordagem para a confecção do primeiro chassi de um veículo, desde a etapa de condições de projeto, até a análise final da primeira versão do chassi. Este estudo possui explicações dos passos a serem tomados para esta primeira estimativa com uma abordagem conservadora, apontando as características que deverão ser utilizadas, pontos a serem levantados nos primeiros cálculos, até o procedimento de análise por elementos finitos do componente com uma análise dos dados obtidos e comparação de valores com os estimados em cálculos. Após a interpretação dos dados, os resultados obtidos são comentados e como a metodologia aplicada traz resultados satisfatórios para o caso de análise estipulado. Sugestões de melhorias tanto na geometria quando no material utilizado são feitas, assim como a sugestão de novo caso de análise obrigatório que pode ser utilizado como ponto de partida para a continuação deste trabalho e consequentemente, a segunda iteração do chassi apresentado no estudo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee3Trentin, Robson Gonçalves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudochassisconceitourbano.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons