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dc.creatorVargas, Vitor Mateus de-
dc.date.accessioned2022-10-04T13:52:04Z-
dc.date.available2022-10-04T13:52:04Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationVARGAS, Vitor Mateus de. Desenvolvimento de um veículo motorizado de baixo custo para uso individual em mobilidade urbana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29832-
dc.description.abstractThis paper aims to address the development of the project of an electric scooter for use in urban mobility that can be manufactured in the national territory and with market insertion. Initially the work addresses the importance of implementing alternatives to the common means of urban mobility and the economic and sustainable impacts that this change can bring. Through methodologies such as MVP (minimum viable product), PDP (product development process) and the use of algorithms for decision making such as TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) it was possible to separate the minimum needs for the project as well as the criteria to be considered for the choice of materials and paths to be followed. Through the minimum needs pointed out were selected and calculated the components that would fit for the proposal of a scooter with good performance and low manufacturing cost, which in the end proved to have an energy efficiency above the average supported by the market, but for this it was necessary to reduce costs on other components. Using CAD3D (3D computer aided design) design tools and FEA (finite element structural analysis) simulations it was possible to develop a tangible product for manufacturing and feasibility for commercialization, a final product that has much room for refinement, but is also ready to be marketed as a product resulting from the MVP method. Although not all the product's operating and manufacturing requirements were met, the final results proved satisfactory in comparison with similar products on the market, bringing a highly efficient scooter for urban use. For target specifications not met, modifications are proposed for future derivations of the project. Micro mobility using electric energy is taking its initial steps, and projects in this area have great potential for growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um veículo motorizado de baixo custo para uso individual em mobilidade urbanapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a low-cost motor vehicle for individual use in urban mobilitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo abordar o desenvolvimento do projeto de um patinete elétrico para uso em mobilidade urbana que possa vir a ser fabricado em território nacional e com inserção no mercado. Inicialmente o trabalho aborda a importância da implementação de alternativas aos meios comuns de mobilidade urbana e os impactos econômicos e sustentáveis que essa alteração pode trazer. Através de metodologias como o MVP (produto mínimo viável), PDP (processo de desenvolvimento de produto) e uso de algoritmos para tomada de decisões como o TOPSIS (Técnica para ordenar preferência de escolha através da similaridade para a solução ideal) foi possível realizar a separação de necessidades mínimas para o projeto assim como os critérios a serem considerados para escolha de materiais e caminhos a serem seguidos. Através das necessidades mínimas apontadas foram selecionados e calculados os componentes que se enquadrariam para a proposta de um patinete com bom desempenho e baixo custo de fabricação, que ao final demonstrou possuir uma eficiência energética acima da média comum suportada pelo mercado, mas para isso foi necessário reduzir custos em outros componentes. Utilizando de ferramentas de desenho CAD3D (desenho assistido por computador 3D) e simulações FEA (análise estrutural por elementos finitos) foi possível desenvolver um produto tangível para fabricação e viabilização para comercialização, um produto final que possui muito espaço para refinamentos, mas também está pronto para ser inserido no mercado como um produto fruto do método MVP. Apesar de nem todos os requisitos de operação e fabricação do produto terem sido atingidos, os resultados finais se demonstraram satisfatórios em comparação com produtos similares ao mercado, trazendo um patinete com alta eficiência para uso urbano. Para especificações meta não atingidas, propõe-se modificações para futuras derivações do projeto. A micro mobilidade com uso de energia elétrica está dando seus passos iniciais, e projetos voltados para área possuem grande potencial de crescimento.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Fabio de Freitas-
dc.contributor.referee1Lima, Fabio de Freitas-
dc.contributor.referee2Adamczuk, Paulo Cezar-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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