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Título: Estratégia de gestão de um estoque com base nos custos de estocagem
Título(s) alternativo(s): Strategy for stock manage based on stocking costs
Autor(es): Santos, Carlos Eduardo Oliveira
Orientador(es): Pietrovski, Eliane Fernandes
Palavras-chave: Controle de estoque
Distribuição de mercadorias
Controle de custo
Inventory control
Physical distribution of goods
Cost control
Data do documento: 6-Abr-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Carlos Eduardo Oliveira. Estratégia de gestão de um estoque com base nos custos de estocagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Com a digitalização do varejo o cliente final tem fácil acesso a uma poderosa ferramenta para analisar diferentes preços, métodos de pagamento e tempo de entrega dos mais diversos produtos que deseja um dia adquirir. Um mesmo produto, de um mesmo fabricante, tem o potencial de aparecer em inúmeras páginas de marketplace, sites, aplicativos e a disputa para conquistar essa venda está cada vez mais acirrada, pois no formato digital, empresas de diversos tamanhos e localidades têm o potencial de concluir uma venda que vai além dos limites das suas instalações físicas. O tempo de entrega de um produto se tornou um importante diferencial na tomada de decisão no momento da compra, pois o cliente opta ao pagar um preço final mais caro para receber o produto com antecedência em sua residência. Sabendo disso, grandes empresas de varejo estão cada vez mais investindo na abertura de centros de distribuição (CDs) para atender esse último elo entre o vendedor e o cliente, o last mile. Todas essas variáveis aplicadas em um mercado com alta competitividade e baixas margens de lucro, que é o varejo de produtos não perecíveis, evidenciaram um cenário economicamente desafiador para as empresas desse ramo, que necessitam ter em seus estoques os mais diversos produtos que seus clientes possam requisitar dentro de um cenário digital e equilibrar com custos que são gerados em uma operação de um centro de distribuição físico. Encontrar o ponto de equilíbrio de custos e lucros para cada um de seus produtos é essencial para manter uma boa saúde financeira da companhia. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo criar uma metodologia que auxilie na gestão de estoque, baseados no custo gerado pelo processo de estocagem. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, por meio desta pesquisa foi possível os atingir os resultados propostos ao apresentar uma metodologia que permite analisar e padronizar os aspectos referentes aos custos oriundos da operação de um estoque de Centro de Distribuição, servindo como base para tomada de decisões estratégicas de gestão do dia a dia do estoque de uma organização.
Abstract: With the digitalization of retail, the final customer has easy access to a powerful tool to analyze different prices, payment methods and delivery times of the most diverse products that they wish to purchase one day. The same product, from the same manufacturer, has the potential to appear on countless marketplace pages, websites, applications and the competition to win this sale is increasingly fierce, because in the digital format, companies of different sizes and locations have the potential of completing a sale that goes beyond the confines of its physical facilities. The delivery time of a product has become an important differential in decision-making at the time of purchase, as the customer chooses to pay a higher final price to receive the product in advance at his residence. Knowing this, large retail companies are increasingly investing in the opening of distribution centers (DCs) to serve this last link between the seller and the customer, the Last Mile. All these variables applied in a market with high competitiveness and low profit margins, which is the retail of non-perishable products, showed an economically challenging scenario for companies in this sector, which need to have in their stocks the most diverse products that their customers can order within a digital landscape and balance with costs that are generated in an operation of a physical distribution center. Finding the balance between costs and profits for each of its products is essential to maintain the company's good financial health. In this sense, the present research aimed to create a methodology that helps in inventory management, based on the cost generated by the storage process. The research methodology was based on a qualitative and quantitative approach. Therefore, through this research, it was possible to achieve the proposed results by presenting a methodology that allows the analysis and standardization of aspects related to the costs arising from the operation of a Distribution Center stock, serving as a basis for strategic decision-making in the management of the day. the day of an organization's inventory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29825
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