Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29810
Título: | Processos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratórias |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical reasoning processes mobilized by students of differential and integral calculus in exploratory tasks |
Autor(es): | Negrini, Mariana Vasconcelos |
Orientador(es): | Trevisan, André Luis |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Raciocínio Cálculo diferencial Cálculo integral Mathematics - Study and teaching Mathematics - Examinations, questions, etc Reasoning Differential calculus Calculus integral |
Data do documento: | 28-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | NEGRINI, Mariana Vasconcelos. Processos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratórias. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | Essa dissertação analisa processos de raciocínio mobilizados por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em discussões a partir de uma tarefa de natureza exploratória. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, e dados recolhidos para análise são compostos por (i) protocolos contendo registros escritos das discussões e (ii) áudios das discussões nos pequenos grupos realizados em uma turma regular do curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, no ano de 2019. Foram analisadas as discussões de quatro grupos, compostos por 3 estudantes em cada grupo. Os resultados obtidos evidenciaram, ao longo dos trechos de discussão dos grupos, um movimento cíclico, com avanços e recuos, de raciocinar sobre relações matemáticas e desenvolver afirmações. Os estudantes levantam conjecturas e, ao conjecturar, foram identificados três percursos distintos, que são: (i) abandonar conjecturas definitivamente ou provisoriamente; (ii) refutar tais conjecturas com justificativas, ou sem justificativas; ou ainda (ii) aceitar as conjecturas buscando reconhecer e explicar a validade (ou não) dessas afirmações justificando. Em alguns momentos, esse movimento culminou com o estender, para situações mais gerais, as regularidades observadas em casos particulares (generalizar). Com isso parte deste trabalho será sintetizada em um produto educacional. |
Abstract: | This dissertation analyzes reasoning processes mobilized by Differential and Integral Calculus (DIC) students in discussions from a task of an exploratory nature. The research is qualitative, of interpretative nature, and data collected for analysis are composed of (i) protocols containing written records of the discussions and (ii) audios of the discussions in small groups held in a regular class of the Engineering course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus, in the year 2019. The discussions of four groups, consisting of 3 students in each group, were analyzed. The results obtained showed, throughout the discussion, excerpts from the groups, a cyclical movement with back and forth, to reason about mathematical relationships and develop statements. Students raise conjectures and, when conjecturing, three distinct pathways were identified, which are: (i) abandon conjecture definitively or provisionally; (ii) refute such conjectures with empirical justifications or logical reasoning, or without justifications; or (iii) accept the conjectures by trying to recognize and explain the validity (or not) of these statements by justifying them with particular cases or pattern recognition. At times, this movement culminated in extending, to more general situations, the regularities observed in particular cases (generalize). |
Descrição: | Acompanha: Será que é possível desenvolver o raciocínio matemático em CDI?: reconhecendo processos de racicínio matemático mobilizados por estudantes de CDI em uma tarefa exploratória |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29810 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
processosraciociniomatematicoestudantes.pdf | 988,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
processosraciociniomatematicoestudantes_produto.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons