Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980
Título: Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
Título(s) alternativo(s): Applications development as a learning tool in mathematics
Autor(es): Handa, Rene Augusto
Orientador(es): Gonçalves, João Luis
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Matemática aplicada
Computação - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Mobile apps
Applied mathematics
Computer - Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HANDA, Rene Augusto. Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Neste trabalho apresentamos a construção detalhada dos aplicativos: Que Dia Foi, que utiliza conceitos matemáticos de divisibilidade e congruência para determinar o dia da semana em que ocorreu determinada data e Cálculo de Áreas, que utiliza o Teorema do Cadarço para determinar a área de uma região definida por coordenadas coletadas via GPS. O desenvolvimento desses aplicativos requer habilidades que são comuns ao raciocínio matemático, além dos conceitos matemáticos inerentes aos aplicativos. Desta forma visamos oferecer uma opção para iniciativas de aprendizagem baseada em projetos, que é o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android, através da plataforma on line MIT App Inventor 2. A plataforma MIT App Inventor 2 permite a programação por blocos que se encaixam, ou seja de forma mais visual e com uma série de recursos disponíveis.
Abstract: In this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a region defined by coordinates collected by GPS. The development of these mobile applications require skills that are common to mathematical thinking, as well as the mathematics concepts inherent in applications. In this way we aim to offer an option to project-based learning initiatives, which is the development of applications for mobile devices with Andriod operating system, through the online platform MIT App Inventor 2. The MIT App Inventor 2 platform allows to program by fitting blocks, that is, more visual and with a number of features available.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Handa, Rene Augusto_2017.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.