Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29809
Título: Aplicação do algoritmo da mochila em roteirização de entregas no setor da construção civil
Título(s) alternativo(s): Application of the backpack algorithm in delivery schedule in the civil construction sector
Autor(es): Leal Junior, Benedito Antonio
Criano, Matheus Fernandes
Orientador(es): Branco, Fabio Jose Ceron
Palavras-chave: Algorítmos
Entrega de mercadorias
Transporte de mercadorias
Construção civil
Algorithms
Delivery of goods
Shipment of goods
Building
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEAL JUNIOR, Benedito Antonio; CRIANO, Matheus Fernandes. Aplicação do algoritmo da mochila em roteirização de entregas no setor da construção civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O presente trabalho pretende processar e analisar os dados de pedidos para expedição através da utilização das heurísticas/algoritmos de roteirização de forma a responder se a aplicação das recomendações obtidas através de um método/algoritmo possibilita melhorar a eficiência das entregas feitas com a frota existente, reduzir os custos com fretes de terceiros e consequentemente vislumbrar melhorias futuras no setor. Para tanto propôs-se mapear a disposição dos pontos a serem roteirizados, calcular a eficiência de alocação de produto a ser despachado em cada caminhão, estimar o número mínimo de rotas para atender a demanda em setembro/2019 e calcular a eficiência diária. O algoritmo da mochila mostrou-se como uma ferramenta muito útil para que as indústrias estabeleçam um ponto de partida para a resolução de um problema de roteirização, mais precisamente em preenchimento de cargas, levando em conta a competitividade entre as empresas para alcançar um bom posicionamento no mercado.
Abstract: The present work intends to process and analyze the data of orders for dispatch through the use of heuristics/routing algorithms in order to answer if the application of the recommendations obtained through a method/algorithm makes it possible to improve the efficiency of deliveries made with the existing fleet, reduce thirdparty freight costs and consequently envision future improvements in the sector. For this purpose, it was proposed to map the disposition of the points to be routed, calculate the efficiency of product allocation to be dispatched in each truck, estimate the minimum number of routes to meet the demand in September/2019 and calculate the daily efficiency. The knapsack algorithm proved to be a very useful tool for industries to establish a starting point for solving a routing problem, more precisely in filling loads, taking into account the competitiveness between companies to achieve a good positioning in the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29809
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaoalgoritmomochilaentregas.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons