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dc.creatorRigoti, Carlos Eduardo Dominicali-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:34:43Z-
dc.date.available2022-09-29T14:34:43Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationRIGOTI, Carlos Eduardo Dominicali. Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774-
dc.description.abstractWith the advance in technology and science, traditional teaching methods are no longer so effective in the teaching-learning process. We live in a century of constant transformations, in which the foundations of knowledge must be supported by creative learning and student protagonism. It is necessary to pursue new strategies to approach subjects of mathematical knowledge in a playful and active manner. Therefore, based on this problematic we developed this work, which consisted on the application of a didactic sequence for studying triangle classification, executed with 9th grade students from a state high school of the Umuarama education nucleus, resorting the rotations by stations model and the Software Scratch. The didactic sequence was formulated based on subjects of knowledge from the Geometry thematic unit, of the curricular component of Mathematics and its Technologies, Five work phases were staged with activities and programming routines on Scratch. A test with questions from previous years of the SAEB’s test was applied as a form of assessment of the covered content, which revealed interesting results, around 78% of hits. Another importante result was the progress of the school’s Math grades in the SAEB’s test by 7,32 points, revealing that the didactic sequence and the use of Scratch significantly contribute to student’s learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectTrianglept_BR
dc.titleSequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulospt_BR
dc.title.alternativeLesson sequencing by using the software Scratch for teaching classification of triangles as to their sides and anglespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e da ciência, os métodos tradicionais1 de ensino deixaram de ser tão eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Vivemos um século de constantes transformações, em que os alicerces do conhecimento devem ser apoiados em promover a aprendizagem criativa e no estudante como protagonista. Buscar novas estratégias para abordar objetos do conhecimento matemático de forma lúdica e ativa se faz necessário. Portanto, com base nessa problemática desenvolvemos este trabalho, que consistiu na aplicação de uma sequência didática2 para o estudo de classificação de triângulos realizada com estudantes do 9º ano de um colégio estadual do núcleo de Umuarama, utilizando o modelo de rotações por estações e o Software Scratch. A sequência didática foi elaborada com base nos objetos do conhecimento da unidade temática de geometrias, do componente curricular de matemática e suas tecnologias. Cinco etapas de trabalho foram organizadas com atividades e rotinas de programação no Scratch. Foi aplicado um simulado com questões da prova SAEB de anos anteriores como forma de avaliação do conteúdo abordado, o qual teve um resultado bastante interessante, cerca de 78% de acertos. Outro resultado importante foi o avanço na nota de matemática da prova SAEB do colégio em 7,32 pontos, mostrando que a sequência didática e o uso do Scratch contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0211-703Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5421672399555948pt_BR
dc.contributor.advisor1Nava, Daniela Trentin-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2131-3754pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681448607094595pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fagundes, Regiane Slongo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8560-916Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3383322132577252pt_BR
dc.contributor.referee1Nava, Daniela Trentin-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2131-3754pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681448607094595pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Francieli Cristina Agostinetto-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5874-9773pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670412633799111pt_BR
dc.contributor.referee3Fagundes, Regiane Slongo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8560-916Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3383322132577252pt_BR
dc.contributor.referee4Vinciguerra, Robson Willians-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0611-2471pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3992629684506399pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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