Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2971
Título: Cálculo: uso de recursos computacionais para inserir conceitos de limites, derivadas e integrais no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Calculus: use of computational resources to insert concepts of limits, derivatives and integrals in middle school
Autor(es): Ribeiro, Helena Corrêa
Orientador(es): Steklain, Andre Fabiano
Palavras-chave: Cálculo - Problemas, exercícios, etc.
Cálculo - Programas de computador
Cálculo - Estudo e ensino (Segundo grau)
Integrais (Matemática)
Integrais (Matemática) - Estudo e ensino (Segundo grau)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Calculus - Problems, exercises, etc
Calculus - Computer programs
Calculus - Study and teaching (Secondary)
Integrals
Integrals - Study and teaching (Secondary)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 6-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRO, Helena Corrêa. Cálculo: uso de recursos computacionais para inserir conceitos de limites, derivadas e integrais no ensino médio. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo auxiliar professores de Educação Básica a abordar alguns conceitos básicos de Cálculo Diferencial e Integral no terceiro ano do ensino médio, utilizando os softwares wxMaxima e Geogebra. Nossa proposta visa resgatar o ensino do Cálculo no âmbito escolar, mas de uma maneira diferente da tradicional, utilizando a tecnologia em nosso favor, como uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem de conceitos de limites, derivadas e integrais. A ideia é que toda a parte algébrica e gráfica, que exige conhecimentos matemáticos específicos, seja feita pelos softwares e que os estudantes aprendam a interpretar as soluções que as ferramentas nos fornecem e a conhecerem um pouco mais sobre a matemática e suas aplicações.
Abstract: The present work aims to help Basic Education teachers to approach some basic concepts of Differential and Integral Calculus in the third year of high school using the software wxMaxima and Geogebra. Our purpose is to recover the teaching of Calculus in the school context, but in a different way from the traditional one, using the technology in our favor, as a facilitating tool in the teaching-learning process of boundary, derivative and integral concepts. The idea is that all the algebraic and graphic part, which requires specific mathematical knowledge, is done by software and that students learn to interpret the solutions that the tools provide us and to know a little more about mathematics and its applications.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2971
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ribeiro, Helena Corrêa_2018.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.