Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Gustavo Pontara Marques-
dc.date.accessioned2022-09-20T23:52:38Z-
dc.date.available2022-09-20T23:52:38Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.citationALVES, Gustavo Pontara Marques. Caracterização dos consumidores de olericolas orgânicas nas cidades de Dois Vizinhos e Pato Branco, Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29681-
dc.description.abstractThe organic consumer has growing gradually around the last few years, making this market each day more consolidated and attractive to companies, farmers and consumers, evidencing the necessity and economic viability. The analizes of consumer caracterizationbecames indispensable to the conpreention of the market performace actuation areas, and the target market. Geting the knology about the consumers preferences is possible to otimizate the rural production according to the products with bigger sales potential and aceptance the consumers. The main objective of this work is the caracterization of organic vegetables consumer in Dois Vizinhos e Pato Branco cities specificaly, as well as, identify the variable who have influence in the consume, understand the motivations, also the understanding of this consumers preferences. This methodology, consists in data collection by questionnaires applied to 50 consumers in organic products points of sale in this both cities, in the year of 2017. By the result a similar profile of consumer was identified in both of cities, compost by women predominantly, practicing Catholicism, with incomes ranging from 3.1 a 6 minimum salaries, from 31 to 60 years old, with good formation, being a public or private employee. Within the market chain of the sector, Pato Branco shows bigger maturity thanDois Vizinhos. The main motivations cames by the search for a healthy diet, the consumers of better qualities products, as well the concerns of the environment causes. It was also reported, on the part of the respondents, a lack of disclosure and incentive to the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAgronomiapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOlericulturapt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectVegetable gardeningpt_BR
dc.subjectOrganic farmingpt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.titleCaracterização dos consumidores de olericolas orgânicas nas cidades de Dois Vizinhos e Pato Branco, Paranápt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of organic vegetable consumer, in Dois Vizinhos and Pato Branco, Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO consumo orgânico vem crescendo gradativamente ao longo dos últimos anos, tornando esse mercado cada dia mais consolidado e atrativo para empresas, produtores e consumidores, evidenciando sua necessidade e viabilidade econômica. A análise de caracterização do consumidor torna-se indispensável para a compreensão das áreas de atuação no mercado e o público alvo. Tendo conhecimento a respeito das preferências dos consumidores é possível otimizar a produção rural de acordo com os produtos com maior potencial de venda e aceitação pelos consumidores. O objetivo geral do trabalho é a caracterização do consumidor de olerícolas orgânicas nas cidades de Dois Vizinhos e Pato Branco em específico, bem como, identificar as variáveis que influenciam o consumo, entender as motivações, além da compreensão das preferências destes consumidores. Como metodologia, a pesquisa de campo coletou dados por meio de questionários aplicados a 50 consumidores em pontos de venda de produtos orgânicos de ambas as cidades, no ano de 2017. Como resultado identificou-se um perfil de consumidor semelhante nos dois municípios, composto predominantemente por mulheres, praticantes do catolicismo, com renda de 3,1 a 6 salários mínimos, de 31 a 60 anos, com boa formação escolar, sendo funcionárias públicas ou privadas. Dentro da cadeia mercadológica do setor, Pato Branco apresenta maior maturidade, em relação a Dois Vizinhos. As maiores motivações de consumo se dão a partir da busca por uma alimentação saudável, produtos de melhor qualidade, além das preocupações com o meio ambiente, assim como, uma carência de divulgação e de incentivo ao setor, entre outros.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kuhn, Sérgio Luiz-
dc.contributor.referee1Ramos, Celso Eduardo Pereira-
dc.contributor.referee2Gouvea, Alfredo de-
dc.contributor.referee3Kuhn, Sérgio Luiz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:DV - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COAGR_2018_2_23.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.