Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673
Título: Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Problem-based learning in collaborative activities as a promoter of curricular integration in a professional technical education school in the state of São Paulo
Autor(es): Santos Junior, Nazor dos
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Ensino integrado
Teachers, Training of
Problem-based learning
Active learning
Articulation (Education)
Data do documento: 12-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS JUNIOR, Nazor dos. Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de são paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta investigação teve o objetivo de aplicar uma metodologia ativa de aprendizagem como ferramenta de construção de uma formação continuada docente em uma escola Técnica-Profissional de Nível Médio no estado de São Paulo e promover a integração curricular por meio de um processo educacional tecnológico. Essa formação utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) por meio de oito encontros (dois presenciais e seis remotos). Para tanto, a questão-problema foi: como desenvolver uma formação continuada colaborativa com docentes de um curso de administração para promover a integração curricular a partir da PBL? Após uma análise coletiva do currículo e do plano de curso, esses profissionais empregaram essa metodologia ativa por meio de um processo educativo tecnológico, cuja sequência foi apresentada no volume apartado na forma de apêndice desta dissertação. Os encontros foram gravados após autorização dos participantes e a verificação detalhada desses procedimentos pelo Comitê de Ética Institucional. Como resultados desse trabalho coletivo, observou-se a construção de atividades integradoras de conteúdos de componentes curriculares, bem como uma participação expressiva dos participantes que aprofundaram suas consciências acerca da necessidade de apresentar aos alunos em formação conhecimentos integrados para a prática profissional. Assim, espera-se contribuir para os estudos relacionados a formação continuada em ambientes escolares que têm por objetivo intensificar compromisso coletivo dos educadores com a aprendizagem discente.
Abstract: This investigation aimed to apply an active learning methodology as a tool to build a continuing teacher education in a Technical-Professional High School in the state of São Paulo and to promote curricular integration through a technological educational process. This training used Problem-Based Learning (PBL) through eight meetings (two face-to-face and six remote). Therefore, the problem question was: how to develop a continuous collaborative formation with professors of a course of administration to promote the curricular integration from the PBL? After a collective analysis of the curriculum and the course plan, these professionals employed this active methodology through a technological educational process, whose sequence was presented in the separate volume in the form of an appendix of this dissertation. The meetings were recorded after authorization of the participants and the detailed verification of these procedures by the Institutional Ethics Committee. As a result of this collective work, it was observed the construction of activities that integrate contents of curricular components, as well as an expressive participation of the participants who deepened their awareness about the need to present integrated knowledge to students in training for professional practice. Thus, it is expected to contribute to studies related to continuing education in school environments that aim to intensify the collective commitment of educators to student learning.
Descrição: Acompanha: Processo educativo tecnológico: aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemproblemasatividadescolaborativas.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagemproblemasatividadescolaborativas_produto.pdf709,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons