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Título: Eva Perón, Copi e a poética transterrada
Título(s) alternativo(s): Eva Perón, Copi and the transterrated poetry
Autor(es): Rodrigues, Marcelo
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Teatro (Literatura) – Técnica
Vanguarda (Estética)
Teatro argentino
Drama – Technique
Avant-garde (Aesthetics)
Argentine drama
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RODRIGUES, Marcelo. Eva Perón, Copi e a poética transterrada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esta pesquisa contempla um estudo analítico sobre o autor argentino Copi e sua peculiar e singular forma de escrita de textos dramáticos. No referente ao corpus do trabalho, fez-se um recorte na produção dramática do autor e optou-se pela escolha da peça Eva Perón (2000) e pela adaptação cênica homônima Eva Perón (2017) de Marcial Di Fonzo Bo. Para compreender a funcionalidade do pensamento do autor, este trabalho de caráter exploratório, guia-se pelos estudos de DINIZ (2016, 2017, 2018), envolvendo e contemplando as poéticas transterradas. Ainda sobre o autor, Copi não era singular apenas pela maneira como criava sua dramaturgia, mas o era também na forma com que atuava e dirigia seus espetáculos. Suas personagens continham traços de sua personalidade, desejos e/ou trajetórias. Por conta disso, sua criação mais marcante, Eva Perón, sujeito histórico, aparece em sua obra como uma mulher fragmentada e, assim como o autor, pertencente ao entre­lugar cultural. Buscando entender essa reconstrução que o autor faz da personagem mítica, este estudo inicia a reflexão sobre a incessante busca do sujeito pelo poder, que é apresentada por FOUCAULT (1992) como movimento intrínseco em busca pela identidade. O trabalho também apresenta uma breve trajetória vital do autor, Copi, como forma de divulgar sua história, para servir de objeto para novos estudos literários, partindo de um autor de vanguarda, latino americano e não canônico. Na cena final, destaca­se a reflexão sobre o corpo transterrado (DINIZ, 2016, 2017, 2018) como instrumento de decolonização cultural e performance, tendo, como base, os anteriormente mencionados: o espetáculo Eva Perón (2017) de Marcial Di Fonzo Bo e o texto dramático de Copi.
Abstract: This research looks on an analytical study on the Argentine author Copi and his peculiar and singular form of writing dramatic texts. With regard to the corpus of the work, the author's dramatic production was cut out and the choice was made for the play Eva Perón (2000) and the homonymous scenic adaptation Eva Perón (2017) by Marcial Di Fonzo Bo. In order to understand the functionality of the author's thinking, this exploratory work is guided by the studies of DINIZ (2016, 2017, 2018), involving and contemplating the transcribed poetics. Still on the author, Copi was not unique only for the way he created his dramaturgy, but he was also unique in the way he acted and directed his shows. His characters contained traits of his personality, desires and/or trajectories. Because of this, his most striking creation, Eva Perón, a historical subject, appears in his work as a fragmented woman and, like the author, belonging to the cultural inter­place. Seeking to understand this reconstruction that the author makes of the mythical character, this study begins to reflect on the subject's incessant search for power, which is presented by FOUCAULT (1992) as an intrinsic movement in search of identity. The study also presents a brief vital trajectory of the author, Copi, as a way of disseminating his history, to serve as an object for new literary studies, starting from a vanguard, Latin American and non­canonical author. In the final scene, the reflection on the transterranced body (DINIZ, 2016, 2017, 2018) stands out as an instrument of cultural decolonization and performance, based on those previously mentioned: the show Eva Perón (2017) by Marcial Di Fonzo Bo and Copi's dramatic text.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29667
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