Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Hiram Zaleski-
dc.date.accessioned2022-09-20T14:55:29Z-
dc.date.available2022-09-20T14:55:29Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationMOREIRA, Hiram Zaleski. Física e música: abordagem histórica, filosófica e exemplos de sequências didáticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29666-
dc.description.abstractThis work focused on the existing relationships between Physics and Music. The general objective is to analyze the use of Music in the teaching and learning of Acoustics and Wavy, important branches of Physics that have a high degree of abstraction, and that require didactic means that facilitate their understanding. To this end, we contemplate the historical and philosophical perspective of science, investigate the construction of music theory, the contributions of Physics in Music and vice versa. In addition, it analyzes Didactic Sequences consisting of musical activities used in the high school classroom. Based on the hypothesis that Music has a huge potential for the teaching and learning of Physics, musical activity can be contextualized to physical concepts in an experimental way, giving more meaning to the knowledge constructed by the students. Thus, to make the hypothesis test feasible, a basic, bibliographical research is carried out, with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive objective, under the hypothetical-deductive method. It was concluded that music was extremely important in the construction of Acoustics and Wavy, as well as physics collaborated in the structure of music theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsica - Acústica e físicapt_BR
dc.subjectOndas (Física)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMusic - Acoustics and physicspt_BR
dc.subjectWavespt_BR
dc.subjectMusic - Instruction and studypt_BR
dc.titleFísica e música: abordagem histórica, filosófica e exemplos de sequências didáticaspt_BR
dc.title.alternativePhysics and music: historical, philosophical approach and examples of didactic sequencespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática as relações existentes entre Física e Música. O objetivo geral é analisar a utilização da Música no ensino e aprendizagem da Acústica e Ondulatória, importantes ramos da Física que possuem alto grau de abstração e que necessitam meios didáticos que facilitem a sua compreensão. Para tanto, contempla-se a perspectiva histórica e filosófica da Ciência, investiga-se a construção da teoria musical, as contribuições da Física na Música e vice-versa. Além disso, analisa-se Sequências Didáticas constituídas de atividades musicais utilizadas em sala de aula do Ensino Médio. Parte-se da hipótese de que a Música tem um potencial enorme para o ensino e aprendizagem de Física, a atividade musical pode ser contextualizada aos conceitos físicos de forma experimental, dando mais significado ao conhecimento construído pelos estudantes. Assim, para tornar exequível o teste da hipótese, realiza-se uma pesquisa básica, bibliográfica, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, sob o método hipotético-dedutivo. Conclui-se que a Música foi de extrema importância na construção da Acústica e Ondulatória, bem como a Física colaborou na estrutura da teoria musical.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee2Scherpinski, Neusa Idick-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicamusicasequenciasdidaticas.pdf447,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.