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Título: Demandas populares nas outras visualidades e materialidades do transporte público de Curitiba: 1991-2011
Título(s) alternativo(s): Popular demands in the alternative visualities and materialihies of Curitiba`s public Transport
Autor(es): Caviquiolo, Suelen Christine
Orientador(es): Queluz, Gilson Leandro
Palavras-chave: Transporte urbano - Curitiba (PR)
Transporte local
Transporte urbano - Curitiba (PR) - História
Transporte urbano - Curitiba (PR) - História - Séc. XX
Transporte urbano - Curitiba (PR) - História - Séc. XXI
Planejamento urbano - Curitiba (PR) - História - Séc. XX
Planejamento urbano - Curitiba (PR) - História - Séc. XXI
Desenho industrial - Aspectos sociais - Curitiba (PR)
Tecnologia
Urban transportation - Curitiba (PR)
Local transit
Urban transportation - Curitiba (PR) - History
Urban transportation - Curitiba (PR) - History - 20th century
Urban transportation - Curitiba (PR) - History - 21th century
City planning - Curitiba (PR) - History - 20th century
City planning - Curitiba (PR) - History - 21th century
Design, Industrial - Social aspects - Curitiba (PR)
Technology
Data do documento: 5-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAVIQUIOLO, Suelen Christine. Demandas populares nas outras visualidades e materialidades do transporte público de Curitiba: 1991-2011. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esse trabalho foi dedicado às visualidades e materialidades ligadas às demandas populares de transporte público na cidade de Curitiba entre os anos de 1991 e 2011. O desenho da rede de transporte articulado ao planejamento nas décadas de 1960 e 1970 e a produção e divulgação de artefatos associados ao “futuro” e a ideia de “cidade ecológica”, nos anos 1990 e 2000, estimulou a produção de uma narrativa que buscou legitimar o sucesso do transporte coletivo curitibano. Em uma revisão da história desse transporte, indicamos que as materialidades e visualidades dos itinerários e veículos do Expresso, Ligeirinho e Ligeirão e das Estações-tubo foram moldadas e orientadas pelos valores e intenções de alguns grupos envolvidos e interessados na gestão e planejamento do transporte urbano. Por outro lado, a análise voltada para os usos cotidianos e as produções visuais e materiais que tratam das demandas populares de transporte mostrou que esse direcionamento do desenho da rede de transporte no sentido de atender os interesses privados e corporativos se manifestava no cotidiano como imobilidades. A partir das imagens e documentos produzidos como apoio para as demandas populares, na imprensa local e por meio nos requerimentos legislativos da Câmara Municipal, foi possível não somente perceber as mobilidades possíveis como a verificar a produção de modelos mais democráticos e inclusivos para a conquista do direito à cidade em um redesenho do transporte público curitibano.
Abstract: The present work investigates the visualities and materialities related to the popular demands in Curitiba’s public transport between 1991 and 2011. The design of a transport network articulated to the urban planning in 1960’s and 1970’s and the production and advertising of artifacts connected to the idea of “future” and “ecological city”, stimulated narratives that aimed to legitimize the success of Curitiba’s public transport. In a historical review of this transport, we indicate that the materialities and visualities of the and the Tube Stations and the Expresso, Ligeirinho and Ligeirão routes and vehicles were shaped and guided by the values and intentions of some groups involved and interested in urban transport planning and management. However, the deep analysis of everyday uses and visual and material productions that deal with the popular transport demands showed that this narrowed design of the transport network to attending private and corporate interests was manifested in the daily life as immobility. From images and documents produced to support the popular demands, in the local press and through the legislative petitions of the Câmara Municipal, it was possible not only to realize the possible mobilities but also to verify the production of more democratic and inclusive models to achieve the right to the city by redesigning Curitiba’s public transport.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2966
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