Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29658
Título: | O ensino da dança e suas contribuições para o desenvolvimento social das crianças |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of dance and its contributions to the social development of children in the early years of elementary school |
Autor(es): | Moreira, Hellen Rejane |
Orientador(es): | Santos, Ricardo dos |
Palavras-chave: | Dança para crianças Crianças - Desenvolvimento Socialização Dance for children Child development Socialization |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MOREIRA, Hellen Rejane. O ensino da dança e suas contribuições para o desenvolvimento social das crianças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | A dança é cultura, é comunicação, é expressão corporal, devendo estar inserida no ambiente escolar, pois auxilia no desenvolvimento global das crianças, contribuindo no processo de socialização das mesmas. Esta pesquisa se originou por meio de um problema identificado durante as aulas de Educação Física, em uma das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, numa Escola Municipal da Cidade de Goioerê, onde se verificou a falta de socialização entre gêneros durante as atividades e teve como objetivo apresentar, por meio de estudos científicos e referenciais teóricos, as contribuições que a dança pode promover no desenvolvimento social das crianças, a fim de minimizar este problema. Foram apresentadas considerações sobre a dança no contexto escolar, suas contribuições no desenvolvimento social e propostas para promover a socialização entre os estudantes por meio deste conteúdo. Conclui-se que a dança contribui para processo de formação integral dos educandos e, através dos benefícios apresentados, colabora significativamente para a melhoria da interação entre os gêneros no ambiente escolar. |
Abstract: | Dance is culture, it is communication, it is body expression, and it must be inserted in the school environment, as it helps in the global development of children, contributing to their socialization process. This research originated through a problem identified during Physical Education classes, in one of the classes of the Initial Years of Elementary School, in a Municipal School in the City of Goioerê, where there was a lack of socialization between genders during the activities and had with the objective of presenting, through scientific studies and theoretical references, the contributions that dance can promote in the social development of children, in order to minimize this problem. Considerations about dance in the school context, its contributions to social development and proposals to promote socialization among students through this content were presented. It is concluded that dance contributes to the process of integral formation of students and, through the benefits presented, collaborates significantly to improve the interaction between genders in the school environment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29658 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dancacontribuicoesdesenvolvimentocriancas.pdf | 291,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.