Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29656
Título: | O ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquino |
Título(s) alternativo(s): | Teaching in the work De Magistro, by Tomas Aquinas |
Autor(es): | Silva, Gustavo Felipe da |
Orientador(es): | Santos, Nelson dos |
Palavras-chave: | Educação medieval Idade Média - História Educação - Estudo e ensino Education, Medieval Middle ages - History Education - Study and teaching |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Gustavo Felipe da. O ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Após a recepção das obras de Aristóteles no medievo, ocorreu uma grande influência no pensamento ocidental que precedeu o século XIII, sobretudo nas obras de Tomás de Aquino, que assimilou os novos conceitos aristotélicos e os agregou ao pensar da Idade Média. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar as concepções acerca do ensino no De Magistro, de Tomás de Aquino, à luz do contexto das universidades e da filosofia Aristotélica, afim de melhor compreender sua ideia sobre o tema. Além disso, o trabalho nos permitiu demonstrar que, no período medieval, houve inovação intelectual e desenvolvimento, diferentemente do conceito de Idade Media difundido pelo Iluminismo. |
Abstract: | After receiving the works of Aristotle in the Middle Ages, there was a great influence on Western thought that preceded the 13th century, especially in the works of Thomas Aquinas, who assimilated the new Aristotelian concepts, and added them to the thinking of the Middle Ages. The objective of this research is to present the conceptions about teaching in De Magistro, by Thomas Aquinas, in the light of the context of universities and Aristotelian philosophy, in order to better understand his idea about the subject. Furthermore, the work allows us to demonstrate that in the medieval period, there was intellectual innovation and development, unlike the concept of the Middle Ages diffused by the Illuminism. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29656 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoobrademagistro.pdf | 323,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.