Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29654
Título: | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso em referenciais sobre o tema |
Título(s) alternativo(s): | Attention deficit hyperactivity disorder: a case study in the bibliography on the topic |
Autor(es): | Milare, Célia Regina |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Crianças com distúrbios da aprendizagem Conhecimento e aprendizagem Rendimento escolar Learning disabled children Knowledge and learning Academic achievement |
Data do documento: | 15-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MILARE, Célia Regina. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso em referenciais sobre o tema. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade conhecido também como TDAH. Esse transtorno apresenta algumas características muito típicas para serem diagnosticado, tendo como base a impulsividade, nível de atenção abaixo do normal e inquietude da criança, sendo diagnosticado apenas clinicamente. Para avaliar uma criança com TDAH, existe a necessidade de se realizar uma entrevista com os pais, na ausência do pai essa entrevista deve ser feita com a mãe, ao qual chama se anamnese. Nessa entrevista, dever-se-á buscar dados onde se justifica o comportamento ou a desatenção apresentada pela criança. Normalmente, essa anamnese é aplicada pelo pedagogo ou orientador da escola, uma vez que a criança apresenta um grau de impulsividade, agressividade, desatenção um rendimento escolar abaixo da média desenvolvida pelos demais. Essa desatenção, impulsividade e desinteresse deve ser demonstrado em mais lugares além da escola, pois, para ser diagnosticado essas características tem que ser normal e frequente em qualquer ambiente em que a criança esteja, não somente na presença dos pais ou lugares determinados. A tendência do TDAH é de ser amenizado ao decorrer do tempo e amadurecimento da criança. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a de análise bibliográfica de um Estudo de Caso publicado por autores citados ao longo do texto deste TCC. |
Abstract: | Attention deficit hyperactivity disorder also known as ADHD. This disorder has some very typical characteristics to be diagnosed, based on impulsivity, attention level below normal and the child's anxiety, being diagnosed only clinically. To assess a child with ADHD, there is a need to conduct an interview with the parents, in the absence of the father this interview must be done with the mother, which is called anamnesis. In this interview, data should be sought where the child's behavior or inattention is justified. Usually, this anamnesis is applied by the pedagogue or school counselor, since the child has a degree of impulsiveness, aggressiveness, inattention, a school performance below the average developed by the others. This inattention, impulsiveness and lack of interest must be demonstrated in more places besides school, because, to be diagnosed, these characteristics must be normal and frequent in any environment in which the child is, not only in the presence of parents or certain places. The tendency of ADHD is to be softened over time and the child's maturity. The methodology used for the research was the bibliographic analysis of a Case Study published by authors cited throughout the text of this TCC. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29654 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
transtornodeficitatencaohiperatividade.pdf | 254,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.