Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29638
Título: | As nuances do desenvolvimento escolar de crianças de baixa renda |
Título(s) alternativo(s): | The nuances of school development of low-income children |
Autor(es): | Martins, Bruna Caroline |
Orientador(es): | Hlenka, Vanessa |
Palavras-chave: | Educação de crianças Prática de ensino Educação - Aspectos econômicos Early childhood education Student teaching Education - Economic aspects |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MARTINS, Bruna Caroline. As nuances do desenvolvimento escolar de crianças de baixa renda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância de se entender o que está por trás do baixo rendimento de crianças de baixa renda. Procura discutir possíveis causas do fracasso escolar e o que pode interferir nesse contexto. O objetivo é analisar as causas e fatores que afetam o rendimento escolar desses alunos, oferecendo assim, para os envolvidos com o processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de lidar melhor com a condição devida dos seus alunos. Enxergar a realidade vivida por seus alunos pode permitir aos professores a transmissão mais eficiente dos conhecimentos. Em grande parte do tempo esses alunos não tem interesse nenhum em adquirir, conhecer e entender os conteúdos oferecidos pelos professores, por falta de estímulo familiar ou até mesmo da própria escola por desacreditar desses alunos que vivem às margens da sociedade. O conhecimento das várias condições que um aluno pode enfrentar pode possibilitar que os conteúdos sejam ensinados mais dentro de sua realidade. Muitas das condições podem afetar o desenvolvimento, tais como: desnutrição, condições familiares, falta de saneamento básico, falta de casa, ausência de pais e familiares. Foram sugeridas estratégias para que os alunos tenham maiores possibilidades de aprendizado, analisando os fatores e causas do baixo desempenho. |
Abstract: | The present work intends to present, through bibliographic research, the importance of understanding what is behind the low income of lowincome children. It seeks to discuss possible causes of school failure and what can interfere in this context. The objective is to analyze the causes and factors that affect the school performance of these students, thusoffering for those involved in the learningprocess the possibility to better deal with the living condition of their students. Seeing the reality lived by their students can allow teachers to transmit knowledge more efficiently. In most of the time thesestudents have no interest in acquiring, knowing and understanding the contents offered by teachers, for lack of family encouragement or even the school itself for discrediting those students who live on the margins of society. The knowledge of the variousconditions that a student may face can enable the contents to be taught more within their reality. Many of the conditions can affect development, such as: malnutrition, family conditions, lack of basic sanitation, homelessness, absence of parents and family. Strategies have been suggested so that students have greater learning possibilities, analyzing the factors and causes of low performance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29638 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
nuancesdesenvolvimentoescolarrenda.pdf | 277,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.