Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630
Título: | Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Learning challenges for children with autism (ASD): a literature review |
Autor(es): | Reis, Angela Maria Martini dos |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Prática de ensino Autismo Mainstreaming in education Student teaching Autism |
Data do documento: | 25-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | REIS, Angela Maria Martini dos. O processo ensino-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no noroeste do estado do paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O número de alunos com transtorno do espectro do autismo é cada vez maior, apesar disso, é uma condição pouco conhecida entre os profissionais da escola e pela sociedade em geral. E com implementação de processos inclusivos, muitos desafios são encontrados, sobre tudo a insuficiência de um atendimento educacional apropriado as suas necessidades para uma aprendizagem de qualidade. Neste sentido, este trabalho teve como temática principal compreender os desafios da aprendizagem para crianças com autismo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em literaturas presentes em livros, revistas e artigos científicos, as quais permitem uma discussão com os autores que debatem sobre o tema. A fundamentação teórica deste estudo tem como base alguns pesquisadores que trazem contribuições voltadas aos objetivos da pesquisa. Diante das discussões dos autores pesquisados, é possível refletir que é necessária uma formação profissional que habilite os profissionais da educação a desenvolver práticas que se utilizam de recursos pedagógicos lúdicos e diferenciados adaptados às necessidades individuais do aluno autista. Desta forma é possível desenvolver as habilidades do aluno e sua capacidade de aprendizagem. |
Abstract: | The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafioaprendizagemcriancasautismo.pdf | 318,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.