Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorResende, Danilo Gazzoli-
dc.date.accessioned2022-09-14T21:29:50Z-
dc.date.available2022-09-14T21:29:50Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationRESENDE, Danilo Gazzoli. A diversidade de gênero, sociabilidade e personalidade em cursos de computação: como estes fatores podem afetar o desempenho em equipes?. 2022. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29621-
dc.description.abstractFor teams of students to perform in the most effective way, it is important to understand the patterns related to group formation, including diversity factors. Many studies address this subject, however, after a literature review, it was observed that there is a lack of this type of study in courses in the computing area. With this prerogative, this study aims to understand the association between academic performance and the context gender, sociability and personality diversity in teams of courses in Computing. Data on social connections, gender, feelings, team building and performance were aggregated to perform the analyzes using statistical techniques. Data were obtained through the construction of a social network in the classroom and also from the answers to a questionnaire sent to students, applied at various times throughout the semester. Entropy and coefficient of variation were used to calculate diversity indices and, finally, linear regressions were implemented to better understand the association between the variables. The results indicate that teams that are more diverse in terms of personality and sociability tend to perform better, however, for the gender item, there was no statistical difference in grade gains in teamwork.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectComputação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPersonalidade e ocupaçãopt_BR
dc.subjectEstatística - Análisept_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectComputer science - Social aspectspt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectPersonality and occupationpt_BR
dc.subjectStatistics - Analysispt_BR
dc.titleA diversidade de gênero, sociabilidade e personalidade em cursos de computação: como estes fatores podem afetar o desempenho em equipes?pt_BR
dc.title.alternativeGender, sociability and personality diversity in computing courses: how can these factors affect team performance?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPara que equipes de estudantes funcionem da maneira mais eficaz é importante compreender os padrões associados à formação de grupos, incluindo fatores de diversidade. Existem vários trabalhos que abordam este assunto porém há uma carência deste tipo de estudo em cursos da área da computação. Com esta prerrogativa, este estudo visa o entendimento da associação entre o desempenho acadêmico e o contexto da diversidade de gênero, sociabilidade e personalidade em equipes de cursos em Computação. Dados de conexões sociais, gênero, sentimentos, formação de equipes e desempenho foram agregados para a realização das análises utilizando técnicas estatísticas. Os dados foram obtidos através da construção de uma rede social em sala de aula e também a partir das respostas de um questionário enviado aos estudantes, aplicado em vários momentos ao longo do semestre. Entropia e coeficiente de variação foram usados para cálculo de índices de diversidade e, por fim, regressões lineares para melhor compreender a associação entre as variáveis. Os resultados indicam que equipes mais diversas em termos de personalidade e sociabilidade tendem a ter desempenho melhor, no entanto, para o quesito gênero, não houve diferença estatística nos ganhos de notas em trabalhos de equipes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4108-6245pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459903231100860pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1534-9032pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370301102971417pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Berardi, Rita Cristina Galarraga-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0281-8952pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066036778785137pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Sergio Antônio Andrade de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3996-4985pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395549254894676pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1534-9032pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370301102971417pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8885-7003pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diversidadegenerosociabilidadepersonalidade.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons