Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29617
Título: | O avanço das TIC’s e o seu impacto no cotidiano escolar sob a ótica do egresso do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The advancement of ICTs and their impact on school life from the perspective of high school graduates |
Autor(es): | Rebello, André Martins |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alipio Cortes |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Educação - Estudo e ensino Tecnologia de ponta e educação Teaching - Methodology Education - Study and teaching High technology and education |
Data do documento: | 7-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | REBELLO, André Martins. O avanço das TIC ́s e seu impacto no cotidiano escolar sob a ótica do egresso do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este estudo aborda como tema o avanço da tecnologia da informação e comunicação e o seu impacto no cotidiano escolar. Seu objetivo foi levantar a relevância do uso das novas tecnologias educacionais para o processo de ensino e aprendizagem, e os principais benefícios que o alunado poderá ter com o uso desses novos recursos educacionais. A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa foi de levantamento, com cunho descritivo e tratamento quantitativo e qualitativo dos dados. O questionário foi aplicado a egressos do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de uma cidade no Noroeste do Estado do Paraná, entre os anos de 2005 e 2010. Baseado pelos resultados obtidos através do questionário aplicado, e da pesquisa bibliográfica foi possível chegara conclusão que é importante para a educação a atualização e renovação de métodos de ensino. As TIC ́s são um desafio devido à falta de aperfeiçoamento e treinamentos para os professores e outras situações. A falta de recurso pode impedir o uso de novas tecnologias no ensino, é preciso uma reestruturação e abandonar preconceitos afim de buscar uma educação dinâmica e eficaz. |
Abstract: | This study addresses the advancement of information and communication technology and its impact on school life as a theme. Its objective was to raise the relevance of the use of neweducational technologies for the teaching and learning process, and the main benefits that students can have with the use of these new educational resources. The methodology used for the development of this research was a survey, with a descriptive natureand quantitative and qualitative treatment of the data. Thequestionnaire was applied to high school graduates from a state school in a city in the northwest of the state of Paraná, between the years 2005 and 2010. Based on the results obtained through the applied questionnaire, and from the bibliographic research, it was possible to arrive at conclusion that it is important for education to update and renew teaching methods. ICTs are a challenge due to the lack of improvement and training for teachers andother situations. The lack of resources can prevent the useof new technologies in teaching, it is necessary to restructure and abandon prejudices in order to seek a dynamic and effective education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29617 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avancoticsimpactocotidiano.pdf | 622,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.