Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Isabela Lovato-
dc.date.accessioned2022-09-14T18:16:46Z-
dc.date.available2022-09-14T18:16:46Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.citationSANTANA, Isabela Lovato. Do papel ao bronze: a mulher em obras de Lygia Fagundes Telles e Maria Martins. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29612-
dc.description.abstractThe female characterization in works of art seems to regularly follow the extremes of Maniqueism, having the opposition between good and bad related to its representation since centuries. However, with the beginning of the inversion of the role of creature to creator, women begin to be portrayed according to their own awareness about their own bodies. Using the expression of an erotic poetics, artists such as Lygia Fagundes Telles and Maria Martins bring to their creations the notion that being a woman overflows the limits of the body and its freedom in the eyes of others seems monstrous. Having this idea as a starting point, the present study relates short stories and sculptures of both artists, always seeking to contemplate the essence of women as being free and multiform. To this end, concepts on being a woman, from the two volumes of The Second Sex, by Simone de Beauvoir, are mobilized. In addition, five short stories present in the anthology Os Contos (2018), by Lygia Fagundes Telles, are analysed: “Antes do Baile Verde” (1970), “Tigrela” (1977), “A Medalha” (1991), “O Jardim Selvagem” (1970) and “O Segredo” (1995). However (1944,1947), Glèbe-ailes (1944), N’oublies pas que je viens des tropiques (1945), A Mulher que Perdeu Sua Sombra (1946), Fatalité femme (1948) and L’huitième voile (1949) are the works of Maria Martins that display the corpus of the dissertation. COUTINHO; CARVALHAL (1994) underlie the comparison made, together with SONTAG (1987) that underlies the reading of the works. The appreciation also relies on the critical fortune of Lygia and Maria. GIL (2000) and COHEN (2000) bring understandings about the devirmonstro, essential in understanding the perspective adopted in this study. As a result, the work presents the notion that the use of the monstrous and incoherent in the work of artists resignifies what is meant by women and, consequently, rethinks the essences of other beings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectEscultoraspt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectMulheres na artept_BR
dc.subjectMulheres - Brasil - Séc. XXpt_BR
dc.subjectTelles, Lygia Fagundes, 1923-2022pt_BR
dc.subjectWomen in literaturept_BR
dc.subjectWomen sculptorspt_BR
dc.subjectWomen artistspt_BR
dc.subjectWomen in artpt_BR
dc.subjectWomen - Brasil - 20th centurypt_BR
dc.titleDo papel ao bronze: a mulher em obras de Lygia Fagundes Telles e Maria Martinspt_BR
dc.title.alternativeFrom paper to bronze: women in works by Lygia Fagundes Telles and Maria Martinspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA caracterização feminina em obras de arte parece regularmente seguir os extremos do maniqueísmo, tendo a oposição entre bem e mal relacionada à sua representação desde séculos. Entretanto, com o início da inversão do papel de criatura ao de criadora, a mulher passa a ser retratada de acordo com a sua própria consciência acerca do seu corpo. Valendo-se da expressão de uma poética erótica, artistas como Lygia Fagundes Telles e Maria Martins trazem para as suas criações a noção de que o ser mulher transborda os limites desse corpo, cuja liberdade aos olhos alheios parece monstruosa. Tendo tal ideia como ponto de partida, o presente estudo relaciona contos e esculturas de ambas as artistas, buscando sempre contemplar a essência da mulher como ser livre e multiforme. Para tanto, são mobilizadas noções acerca do ser mulher contidas nos dois volumes de O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir. Além disso, são observados os contos “Antes do Baile Verde” (1970), “Tigrela” (1977), “A Medalha” (1991), “O Jardim Selvagem” (1970) e “O Segredo” (1995), todos presentes na antologia Os Contos (2018), de Lygia Fagundes Telles. However (1944,1947), Glèbe-ailes (1944), N’oublies pas que je viens des tropiques (1945), A Mulher que Perdeu Sua Sombra (1946), Fatalité femme (1948), L’huitième voile (1949) são as obras de Maria Martins que elencam o corpus da dissertação. COUTINHO; CARVALHAL (1994) fundamentam a comparação realizada, juntamente com SONTAG (1987) que alicerça a leitura das obras. A apreciação também conta com a fortuna crítica de Lygia e Maria. GIL (2000) e COHEN (2000) trazem noções a respeito do devir-monstro, essenciais na compreensão da perspectiva adotada no estudo. Como resultado, o trabalho apresenta a noção de que a utilização do monstruoso e do incoerente na obra das artistas ressignifica o que se entende por mulher e, consequentemente, faz serem repensadas as essências dos outros seres.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2760-5726pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432162346080032pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Naira de Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5185-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236397197143225pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3719-6663pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Eunice de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2840-224Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351544602905413pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Naira de Almeida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5185-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236397197143225pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulherobraslygiamaria.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons