Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29611
Título: Impactos da condicionalidade da educação do programa bolsa família para as crianças beneficiárias de Nova Londrina
Título(s) alternativo(s): Impacts of the conditionalityof education of the bolsa familia program for beneficiary children in Nova Londrina
Autor(es): Fernandes, Ana Flávia Augusto Bezerra
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Educação e Estado
Educação - Estudo e ensino
Politica social
Education and state
Education - Study and teaching
Social policy
Data do documento: 22-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERNANDES, Ana Flávia Augusto Bezerra. Impactos da condicionalidade da educação do programa bolsa família para as crianças beneficiárias de Nova Londrina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir em que a condicionalidade da educação do Programa Bolsa Família ­PBF ­altera na realidade das crianças e adolescentes, buscando perceber qual o impacto desta na educação básica pública brasileira. Também busca apresentar uma breve evolução histórica das políticas sociais no Brasil, chegando-se ao Programa Bolsa Família, explanando sobre o mesmo. A metodologia da pesquisa é cunho quantitativo e qualitativo, com base em uma pesquisa realizada com gestores educacionais do município de Nova Londrina –PR. Conclui-se então, que essa condicionalidade já impacta positivamente, garantindo o acesso a educação.
Abstract: This work aims to reflect on how the conditionality of education in the Bolsa Familia Program ­PBF ­changes the reality of children and adolescents, seeking to understand the impact of this on Brazilian public basic education. It also seeks to present a brief historical evolution of social policies in Brazil, reaching the Bolsa Família Program, explaining about it. The research methodology isquantitative and qualitative, based on a survey conducted with educational managers in the municipality of Nova Londrina ­PR. It is concluded, then, that this conditionality already has a positive impact, guaranteeing access to education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29611
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactoseducacaobolsafamilia.pdf306,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.