Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29610
Título: | Clube de leitura: a integração professor - aluno no aprendendo a aprender |
Título(s) alternativo(s): | Club of reading: the interaction teacher - student at the learning to learn |
Autor(es): | Alves, Ana Paula Ghizzo |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Leitura – Desenvolvimento Prática de ensino Literature - Study and teaching Development Reading Student teaching |
Data do documento: | 3-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ALVES, Ana Paula Ghizzo. Clube de leitura: a integração professor - aluno no aprendendo a aprender. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como temáticao ensino de leitura literária para alunos do Ensino Fundamental. Com base nos trabalhos de Antunes (2003), Candido (1989), Kleiman (2013), Rojo (2002), Menegassi (2010) e outros autores da área da literatura e do ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, buscou-se evidenciar a compreensão sobre a importância da literatura para a vida e a formação da sociedade, bem como a perspectiva adotada pela escola em relação ao ensino de leitura. Após análise de atividades de leitura do livro didático de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental, foi elaborada uma proposta didática voltada para a formação de um leitor que compreende e utiliza os processos, estratégias e capacidades mentais que são ativados no momento da leitura. Para facilitar a esperada utilização, replicada ou adaptada, da proposta que foi o produto da pesquisa, desenvolveu-se um plano de aula detalhado e organizado para trabalhar com turmas de 7º anos do Ensino Fundamental, séries finais, o qual foi nomeado como Clube de Leitura. |
Abstract: | This work has as its theme the teaching of literary reading for elementary school students. Based on the work of Antunes (2003), Candido (1989), Kleiman (2013), Rojo (2002), Menegassi (2010) and othersliterature theorists and the teaching of reading in Portuguese language classes, we sought to highlight the understanding of the importance of literature for life and the formation of society, as well as the perspective adopted by the school in relation to teaching of reading. After analyzing the reading activities of the Portuguese language textbook for the 7th year of elementary school, a didactic proposal was developed aimed at training a reader who understands and uses the processes, strategies and mental abilities that are activated at the time of reading. In order to facilitate the expected use, replicated or adapted, of the proposal that was the product of the research, a detailed and organized lesson plan was developed to work with classes of 7th grade of elementary school, final grades, which was nominated as Club of Reading. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29610 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
clubeleituraintegracaoaprender.pdf | 468,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.