Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29609
Título: | Responsabilidade socioambiental na educação: uma análise da importância do ensino ambiental nas escolas |
Título(s) alternativo(s): | Socioenvironmental responsibility in education: an analysis of the importance of environmental education in schools |
Autor(es): | Torina, Amanda Letícia |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Educação ambiental Prática de ensino Sustentabilidade Environmental education Student teaching Sustainability |
Data do documento: | 3-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | TORINA, Amanda Leticia. Responsabilidade socioambiental na educação: uma análise da importância do ensino ambiental nas escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve por intuito abordar a responsabilidade socioambiental na educação, a fim de elucidar se a mesma também consegue abraçar a causa do meio ambiente por meio de seus métodos educativos aplicados nas instituições escolares. O principal objetivo aqui perpetrado é analisar a educação num contexto de corresponsável socialmente e agente transformador para a sustentabilidade. Como objetivo secundário se buscou averiguar como a educação converge seus esforços acerca do tema responsabilidade socioambiental dentro da escola. Para o desenvolvimento deste trabalho optou-se pela pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou o entendimento de que a educação possui sua faceta de responsabilidade socioambiental e, justamente por isso, deve através da escola contribuir para que a consciência a respeito dessa responsabilidade seja desperta na sociedade. |
Abstract: | The purpose of this workwas to address socioenvironmental responsibility in education, in order to clarify the purpose of elucidating whether it can also embrace the cause of the environment through its educational methods applied in school institutions. The main objective perpetrated here is to analyze education in a context of social coresponsibility and transforming agent for sustainability. As a secondary objective, we sought to find out how education converges its efforts on the topic of socioenvironmental responsibility within the school. For the development of the work, bibliographic research was chosen, which enabled the understanding that education has its facet of socioenvironmental responsibility and, precisely for that reason, it must, through the school, contribute so that the awareness about this responsibility is awakened in society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29609 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
responsabilidadescioambientalescolas.pdf | 454,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.