Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29609
Título: Responsabilidade socioambiental na educação: uma análise da importância do ensino ambiental nas escolas
Título(s) alternativo(s): Socio­environmental responsibility in education: an analysis of the importance of environmental education in schools
Autor(es): Torina, Amanda Letícia
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Educação ambiental
Prática de ensino
Sustentabilidade
Environmental education
Student teaching
Sustainability
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TORINA, Amanda Leticia. Responsabilidade socioambiental na educação: uma análise da importância do ensino ambiental nas escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve por intuito abordar a responsabilidade socioambiental na educação, a fim de elucidar se a mesma também consegue abraçar a causa do meio ambiente por meio de seus métodos educativos aplicados nas instituições escolares. O principal objetivo aqui perpetrado é analisar a educação num contexto de corresponsável socialmente e agente transformador para a sustentabilidade. Como objetivo secundário se buscou averiguar como a educação converge seus esforços acerca do tema responsabilidade socioambiental dentro da escola. Para o desenvolvimento deste trabalho optou-se pela pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou o entendimento de que a educação possui sua faceta de responsabilidade socioambiental e, justamente por isso, deve através da escola contribuir para que a consciência a respeito dessa responsabilidade seja desperta na sociedade.
Abstract: The purpose of this workwas to address socio­environmental responsibility in education, in order to clarify the purpose of elucidating whether it can also embrace the cause of the environment through its educational methods applied in school institutions. The main objective perpetrated here is to analyze education in a context of social co­responsibility and transforming agent for sustainability. As a secondary objective, we sought to find out how education converges its efforts on the topic of socio­environmental responsibility within the school. For the development of the work, bibliographic research was chosen, which enabled the understanding that education has its facet of socio­environmental responsibility and, precisely for that reason, it must, through the school, contribute so that the awareness about this responsibility is awakened in society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29609
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
responsabilidadescioambientalescolas.pdf454,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.