Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRanzan, Amanda Corbari-
dc.date.accessioned2022-09-14T17:28:57Z-
dc.date.available2022-09-14T17:28:57Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationRANZAN, Amanda Corbari. Práticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29608-
dc.description.abstractThe environmental crises predicted for centuries are plaguing the contemporary age. The loss of biodiversity, water scarcity, pollution and forest fragmentation are part of the current scenario. Environmental education (EA) is a fact favorable to a change in thinking about the environment. Being aware of these facts, this work aimed to apply workshops on sustainability in classes of elementary school in order to verify the approaches and the necessary adaptations for each age in order to developthe criticality regarding the environment to which all are active members. One of the objectives is to demystify the concept of sustainability showing that it is essential nowadays, in addition to being achieved with simple attitudes, with the reuse of recyclable materials, correct disposal of waste and adoption of more positive habits. The workshops were held with two classes of elementary school, namely: 7thgrade and 8thgrad at a public school in São Miguel do Iguaçu (PR). A questionnaire was applied at the beginning and end of the workshop, just after the first questionnaires, a presentation was made explaining what sustainability was, and then games were made with recyclable materials, so that students understood that they can recuse the materials. Inthe end, the last questionnaire was applied to find out if the students had understood had sustainability was, so it can be said that the results were expressive, since the learning gained from the workshops was remarkable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titlePráticas de sustentabilidade por oficinas temáticas com alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSustainability practices by thematic workshops with fundamental school studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs crises ambientais previstas há séculos estão assolando a idade contemporânea. A perda de biodiversidade, a escassez hídrica, a poluição e a fragmentação florestal fazem parte do cenário atual. A educação ambiental (EA) é um fato favorável à mudança de pensamento em relação ao meio ambiente. Tendo ciência destes fatos, este trabalho teve como objeto aplicar oficinas sobre sustentabilidade em turmas do ensino fundamental a fim de verificar as abordagens e as adaptações necessárias para cada idade de modo a desenvolver a criticidade a respeito do ambiente ao qual todos são integrantes ativos. Um dos objetivos é desmistificar o conceito de sustentabilidade, mostrando que ela é imprescindível nos dias atuais, além de ser conquistada com simples atitudes, com a reutilização de materiais recicláveis, destinação correta de resíduos e adoção de hábitos mais positivos. As oficinas foram realizadas com duas turmas do ensino fundamental, sendo elas: 7º ano e 8º ano em um colégio da rede pública de São Miguel do Iguaçu (PR). Houve aplicação de questionário no início e fim da oficina, logo após o primeiro questionário foi feito uma apresentação explicando o que era sustentabilidade e em seguida foi realizado jogos com materiais recicláveis, para que os alunos entendessem que pode reutilizar os materiais. No fim foi aplicado o último questionário para saber se os alunos tinham entendido o que era sustentabilidade, por isso pode­-se afirmar que os resultados foram expressivos, pois a aprendizagem adquirida com as oficinas foi notável.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadeoficinasalunos.pdf394,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.