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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29602
Título: | Hive o esquadrão químico: uma proposta de jogo didático para o ensino de química orgânica |
Título(s) alternativo(s): | Hive the chemical squad: a proposal for a didatic game for the teaching of organic chemistry |
Autor(es): | Dias, Raquel Rodrigues |
Orientador(es): | Tondo, Daniel Walker |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Jogos educativos Jogos de tabuleiro Motivação na educação Learning strategies Educational games Board games Motivation in education |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | DIAS, Raquel Rodrigues. Hive o esquadrão químico: uma proposta de jogo didático para o ensino de química orgânica. 2021. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. |
Resumo: | Este estudo teve como foco a construção de um jogo didático, fundamentado nos princípios da metodologia STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), voltado para o ensino de química orgânica. Para tanto, foi criado um jogo de tabuleiro, em dois modos, o modo normal game, muito similar a jogos de tabuleiros encontrados na literatura, e o modo STEAM game, este aperfeiçoado e dentro da proposta STEAM, que visa estimular o aprendizado em várias frentes simultâneas, de modo mais abrangente e sem a segmentação comumente observada no contexto de sala de aula.O jogo “HIVE: O Esquadrão Químico” foi testado e avaliado por especialistas da área de química, englobando estudantes de graduação, docentes do ensino básico e superior. Os convidados puderam jogar e avaliar respondendo a um questionário, o qual possuía critérios de validação baseados na reação dos sujeitos ao jogo didático, adaptado de Kirkpatrick, para apoiar a medição da reação, foram incluídos nesta estrutura, o modelo ARCS para avaliação do nível de motivação e componentes de experiência dos usuários em jogos (UX), para avaliação da experiência de utilização do jogo. Após sua avaliação, foi possível constatar que o jogo se apresenta como ferramenta em potencial para auxiliar no ensino de química orgânica, visto que o nível de engajamento dos jogadores superou os 90%. Além disso, a capacidade de imersão e a variedade de mecânicas deixou o jogo mais dinâmico e interessante. O uso da metodologia STEAM, foi um ponto positivo, já que a sinergia com outras áreas do conhecimento, criou um ambiente imersivo, cooperativo e propício para desenvolver as habilidades e competências dos jogadores.Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química orgânica, inspirando a divulgação e criação de novos materiais lúdicos didáticos nesta mesma linha. |
Abstract: | This study focused on the construction of a didactic game, based on the principles of the STEAM methodology (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), aimed at teaching organic chemistry. For that, a board game was created, in two modes, the normal game mode, very similar to board games found in literature, and the STEAM game mode, this one improved and within the STEAM proposal, which aims to stimulate learning in various simultaneous fronts, more comprehensively and without the segmentation commonly observed in the classroom context. The “HIVE game: The Chemical Squad”, was tested and evaluated by experts in the field of chemistry, including undergraduate students, teachers of basic and higher education. The guests were able to play and evaluate by answering a questionnaire, which had validation criteria based on the subjects' reaction to the educational game, adapted from Kirkpatrick, to support the measurement of the reaction, were included in this structure, the ARCS model for evaluating the level of motivation and user experience components in games (UX), for evaluating the experience of using the game. After its evaluation, it was possible to verify that the game presents itself as a potential tool to assist in teaching organic chemistry, since the level of engagement of players surpassed 90%. In addition, the immersion capacity and the variety of mechanics left the most dynamic and interesting game. The use of the STEAM methodology was a positive point, as the synergy with other areas of knowledge created an immersive, cooperative and conducive environment to develop players' skills and competences. It is hoped, therefore, that this educational resource favors and enhances the teaching of organic chemistry, inspiring the dissemination and creation of new playful teaching materials along the same lines. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29602 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
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