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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29583
Título: | Elaboração de um jogo digital didático sobre a temática da Covid-19 para estudantes do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Development of a digital didactic game on the theme of COVID-19 for high school students |
Autor(es): | Varela, Elis Rizzi |
Orientador(es): | Perseguini, Juliana Morini Küpper Cardoso |
Palavras-chave: | Educação Jogos educativos Estudantes do ensino médio Education Educational games High school students |
Data do documento: | 25-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | VARELA, Elis Rizzi. Elaboração de um jogo digital didático sobre a temática da COVID-19 para estudantes do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração de um jogo didático digital de perguntas e respostas (quiz), sobre a temática da pandemia causada pelo novo coronavírus e destinado aos estudantes do Ensino Médio. A pandemia de COVID-19 levou ao fechamento temporário de estabelecimentos de ensino por todo o Brasile em necessidade, as escolas optaram por oferecer ensino remoto. O uso de tecnologias digitais na educação, já previsto na BNCC, foi intensificado durante o período de atividades pedagógicas remotas e híbridas. Assim, um jogo didático digital é um recurso adequado para explorar diferentes habilidades de aprendizagem, pois, pode ser utilizado tanto no ambiente domiciliar quanto escolar, e pode ser acessado em dispositivos como smartphones e computadores pessoais. Neste jogo o estudante testará seus conhecimentos sobre assuntos da COVID-19. A produção foi dividida em três etapas: a primeira etapa consistiu na elaboração de um plano de aula, situando o uso do jogo; a segunda etapa foi a de elaboração do game design document; e a terceira etapa é referente ao desenho digital dos recursos do jogo e montagem através do programa Construct 3. Mesmo após a volta das aulas presenciais, o jogo pode ser utilizado no processo de ensino/aprendizagem, além disso, outros conteúdos podem ser abordados utilizando a base do jogo. |
Abstract: | This document presentsan elaboration of a digital didactic game, a quiz, a game of questions and answers about COVID-19, indicated to high school students. The COVID-19 pandemic has determined the provisional closure of educational establishments across Brazil and in need, the schools chose offer remote learning. The use of digital technologies in education, already provided for in the BNCC, was intensified during the period of remote and hybrid pedagogical activities. Thus, adigital game is an appropriate resource at this time, as it can be used both at home and at school and accessed on devices such as smartphones and personal computers. In the game, it is possiblea union of the playful with the formal content and the student will be tested on the knowledge of COVID-19 subjects. The production was divided into threestages, the first one is the construction of a lesson plan, situating the use of the game; The second, is the elaboration of the game design document, and the third isthe game graphic design and its assembly through Construct 3. Even after the return of presential classes, the game still can be used. In addition, the game has potential to be improved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29583 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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