Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Helen Vieira de-
dc.date.accessioned2022-09-13T20:28:26Z-
dc.date.available2022-09-13T20:28:26Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.citationARAUJO, Helen Vieira de. Quadrinhos como artifício de comunicação na plataforma digital do Instragram. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29581-
dc.description.abstractThe current design project consists of the use of comics as a communication device, aiming at its potential for disseminating information through digital means, through the social network Instagram. The Project aims to develop a comic book addressing the practices of the Body Positive movement, understanding the stigmas created by the beauty standard of today’s society around the body and physical activities, and the importance of demystifying them. For this, the necessary requirements were studied to comply with the project proposal and which are the best techniques for the creation of the comic book, a theoretical research was also carried out, followed by a field research, to understand what they are and where they come from. Give rise to stigmas around the body and physical activities. Analyzes were carried out from similar projects that use design and illustration as a communication tool and the language of comic books and their communication potential. To validate the idea of the proposal, a model was published on Instagram in the format of weekly chapters, and the data obtained were analyzed in order to measure the scope of the project according to its objective. The project was carried out using Bruno Munari’s methodology, together with the concepts of color psychology. Finally, the comic was published on the Instagram platform on the Helius.art profile in order to facilitate access to the information covered in it by anyone who is interested.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectImagens digitaispt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectBeleza física (Estética)pt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectDigital imagespt_BR
dc.subjectInstagram (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectBeauty, Personalpt_BR
dc.titleQuadrinhos como artifício de comunicação na plataforma digital do Instragrampt_BR
dc.title.alternativeComics as communications artífice in digital Instagram plataformpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO atual projeto de design consiste no uso das histórias em quadrinhos como um artifício de comunicação, visando seu potencial de disseminação de informação por meio digital, através da rede social Instagram. O Projeto tem por objetivo desenvolver uma história em quadrinhos abordando as práticas do movimento Body Positive, entender os estigmas criados pelo padrão de beleza da sociedade atual ao redor do corpo e das atividades físicas, e qual a importância da desmistificação dos mesmos. Para isso foram estudados quais os requisitos necessários para cumprir com a proposta do projeto e quais as melhores técnicas para a criação da história em quadrinhos, também foi realizada uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo, para compreender quais são e de onde se originam os estigmas ao redor do corpo e das atividades físicas. Análises foram realizadas a partir de projetos similares que utilizam o design e a ilustração como ferramenta de comunicação e a linguagem das histórias em quadrinhos e seu potencial de comunicação. Para validar a ideia da proposta um modelo foi publicado no Instagram no formato de capítulos semanais, e os dados obtidos foram analisados com o propósito de mensurar o alcance do projeto segundo seu objetivo. O projeto foi realizado através da metodologia de Bruno Munari, em conjunto à conceitos de psicologia das cores. Por fim, a história em quadrinhos foi publicada na plataforma do Instagram no perfil Helius.art afim de facilitar o acesso às informações abordadas na mesma por qualquer pessoa que tenha interesse.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee1Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Henrique Ferreira da-
dc.contributor.referee3Graça, Rodrigo André da Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quadrinhosartificiocomunicacaoinstragram.pdf6,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons